Como é a escola Pública aqui nos EUA – morar nos EUA

Área externa da escola
Área externa da escola

No primeiro dia de aula do Theo eu já recebi um cronograma de como será a rotina escolar dele aqui e uma cartilha explicando como funciona o Kindergarten com suas regras e deveres.

O dia do Theo na escola vai ser dividido da seguinte forma:

-Group Time: mensagem da manhã, rotina e calendário;

-Treinar a leitura: ler em voz alta, gramática e vocabulário;

-Pausa para descanso e lanchinho (que aqui eles chamam de “snack”);

-Treinar a escrita, centro de alfabetização;

-Recesso e Hora do almoço;

-Seleção de leitura;

-Matemática;

-Ciência e Estudos Sociais;

-Centro de aprendizado (quebra-cabeças, blocos, coordenação motora fina);

-Aulas especiais (as segundas vai ser computação, de terça biblioteca, de quarta artes, as quintas aula de musica e as sextas educação física);

-Descanso e desenvolvimento motor;

-Encontro na classe;

-Hora de ir para casa

Eu particularmente fiquei espantada com a quantidade de atividades que as crianças tem que fazer. No Brasil o Theo ainda estava começando a aprender as letrinhas, escrevia o próprio nome, sabia contar os números, mas de uma maneira ainda muito lúdica. Aqui as crianças da idade do Theo (entre cinco e seis anos) já sabem ler e escrever textos simples, e as aulas são AULAS mesmo, não tem mais brincadeiras, parece que ele pulou direto para o primeiro ano do fundamental. Além disso, tem uma disciplina mais rígida com relação ao comportamento dentro da sala de aula: tem que levantar a mão antes de perguntar alguma coisa, para levantar da cadeira ou para pedir permissão para deixar a sala ir ao banheiro.

Aqui as aulas começam às 8:35 da manhã e terminam às 3:45 da tarde, então o Theo vai almoçar na escola todos os dias. Existe a opção de levar o almoço de casa ou comer a comida da escola. Olhei o cardápio da escola e resolvi mandar a refeição de casa mesmo, pois as opções da escola não são muito saudáveis (tem pizza, hambúrguer, hot dog, nachos…). Apenas às sextas-feiras ele vai poder almoçar na escola para ter idéia de como é. As refeições são pagas , é cobrado um valor de $2.75 dólares por refeição (esta é a única coisa que é paga na escola).

As professoras e toda a equipe de direção da escola foram super atenciosos conosco. A professora do Theo, a Mrs. Pahl é atenciosa e simpática. Além da Mrs. Pahl tem mais uma professora assistente em sala e a Mrs. Yono que é uma professora exclusiva para o Theo que vai ajudá-lo durante este período de adaptação. Aqui as crianças tem que chamar a suas professoras pelo sobrenome, por uma questão de respeito segundo os costumes americanos.

Aqui nos Estados Unidos a maioria das escolas públicas tem um programa específico para as crianças estrangeiras e que não falam a língua inglesa. Este programa é chamado de “English Second Language” e trata-se de um apoio que a criança tem durante este período de adaptação até que ela consiga entender e se expressar em inglês. Detalhe: é tudo de graça!

Ficamos impressionados com a estrutura da escola. O ambiente é super organizado, limpo, bem estruturado. As paredes dos corredores da escola estão repletas de trabalhos e desenhos feitos pelas crianças. Tem salas de aulas específicas para artes, música, computação, ginásio interno para as aulas de educação física, centro de multimídia e biblioteca com IPads disponíveis para as crianças. Fiz a matrícula do Theo em uma terça-feira e na quinta-feira quando ele começou a freqüentar a escola, o nome dele já estava no vidro da janela da sala de aula junto com os dos outros amigos e já recebi todo o material didático que ele irá usar (tudo de graça e de ótima qualidade, não precisei comprar nem um lápis!).

Nome do Theo na janela da sala de aula
Nome do Theo na janela da sala de aula

Todo o dia vem um livro para ler junto com a criança em casa e a criança tem que ler também. Fui orientada a ler para o Theo indicando as letras e palavras para que ele comece a aprendê-las. Além do livro, vem lição para fazer em casa (homework) e orientações por escrito de como fazer as atividades escolares com a criança em casa. O ensino aqui é bem puxado e isso esta sendo meio difícil para o Theo entender, pois ele quer brincar mais na escola, brincar com os brinquedos que tem dentro da sala de aula, mas não pode. Esses brinquedos são para serem usados em atividades direcionadas. Um exemplo: os blocos, e os brinquedos do tipo “supermercado” são para as atividades relacionadas com matemática.

As salas de aula são bem lúdicas, coloridas, com diversos trabalhos das crianças espalhados pelas paredes, inúmeros jogos, brinquedos e prateleiras com diversos livros infantis. Tem as mesinhas coloridas onde as crianças sentam juntas para fazerem as atividades e um tapetão de borracha com letras coloridas onde as crianças tem que sentar em cima da letra referente ao seu nome quando a professora vai ler um livro ou contar alguma história.

Homework
Homework

Gostei muito da escola, ainda estamos nos adaptando a essa nova rotina escolar, mas o Theo vai sempre contente para as aulas ! Não é permitido fotografar dentro do ambiente escolar por uma questão de segurança e privacidade das crianças, mas a professora do Theo vai me enviar algumas fotos dele em sala de aula, e assim que possível eu posto aqui no blog.

Abraços

Link com as notas das escolas públicas americanas : Greatschools.com

Todos os textos desta página são de direitos autorais da autora Juliana Fontes.
A cópia de tais textos é proibida por lei. Fique à vontade para compartilhar e divulgar o blog mas não copie e cole.

18 comentários sobre “Como é a escola Pública aqui nos EUA – morar nos EUA

  1. Oi, estou adorando ler seu blog. Aqui no Brasil não almoçamos no colégio, mas compramos os lanches na cantina e minha mãe nunca me deixava comprar lanches, eu trazia alguma coisa mais saudavel de casa todos os dias e sexta feira ela deixava eu comer salgadinho haha, eu nunca reclamava mas ela falava “quando você tiver 15 anos você vai me agradecer” haha hj tenho mais de 20 e agradeço por ela ter pensado na minha saúde 🙂 o Theo (lindo nome) será um rapaz lindo

    Curtir

  2. Fiquei emocionada com o seu relato da adaptação do Theo na nova escola, o nome dele na janela da sala…tenho uma filha de 5 anos e queria muito dar uma vida de qualidade à ela mas, nem ouso sonhar com isso! Sou professora de escolas públicas no Brasil e a nossa realidade é exatamente o oposto da que estás relatando! Que Deus os abençoe grandemente aí!

    Curtir

  3. Boa noite. Tudo bem? Como consigo saber sobre as notas das escolas públicas? MInha filha tem 5 anos, completa 6 anos em outubro. Aqui no Brasil ela vai para o primeiro ano do ensino fundamental, e ai em Michigan, como seria? Se tudo der certo, o local seria Livonia ou Canton, MI. O que vc poderia me falar sobre esses lugares, principalmente escolas. Porque casa já percebi que em Livonia é bem mais em conta do que em Canton. Obrigada. Alessandra.

    Curtir

  4. Oi Alessandra. Sou de Santa Catarina, no Brasil. Estaremos indo passar um ano em Lawrence, KS, por conta de um pós Doutorado que meu marido irá fazer. Estou muito preocupada com a adaptação de meu filho, que, na data da nossa ida, terá 5 anos completos. Estamos procurando casa para alugar e escolas. Meu marido, apesar de ser brasileiro, sempre fala em inglês com meu filho e eu falo português. Meu medo é ele sentir falta dos coleguinhas e da escola em que ele está aqui no Brasil. Medo de ele não se adaptar, em fim, acho que você sentia a mesma coisa que eu. Adorei seu blog, li todo e coloquei como preferido no meu PC. Muito obrigada pelas dicas.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Alessandra!
      Fica tranquila, é claro que no começo ele irá sentir falta da escolinha do Brasil, mas criança se adapta rápido e está idade em que ele está vindo é ótima, é a mesma que o meu tinha quando nos mudamos para cá, ele irá entrar no kindergarten que é justamente quando as crianças começam a ser alfabetizadas em inglês, então ele estará no mesmo nível dos amiguinhos de classe com relação à leitura e escrita em inglês, ele vai aprender junto com os outros! E com relação a falar em inglês e compreender o que a professora e os amiguinhos falam ele vai aprender naturalmente, depois de 3 meses você me conta como está o inglês falado dele 😉

      Abraços

      Juliana

      Curtido por 1 pessoa

  5. Olaaa amei o seu relato
    Pretendo ir com minha familia com visto de estudante e minha filha tera a mesna idade do Theo quando a gente se mudar, ainda tenho muito medo em relacao a estabilidade ja que nao podemos trabalhar legalmente no pais

    Curtir

  6. Moro no japão a 22 anos , meus filhos nasceram aqui e praticamente entendem mais o japonês . Mesmo falando só o português em casa eles relutam um pouco e acabam respondendo em japonês. Ja pensei em ir morar na América, mas fico preocupada na adaptação da língua inglesa, e também porque tenho filho adolescente. Tenho 4 filhos um de 15👱🏼‍♂️10👱🏼‍♂️8🙎🏽‍♂️6👱🏻‍♀️.O custo que teria aí? Apesar que japão 🇯🇵 o custo de vida aqui é alto . Começar do zero em outro país não deve ser fácil. Desejo tudo de bom para todos aí 🙏🏻😘

    Curtir

  7. Olá bom dia,

    Uma dúvida que tenho sobre escolas e residência.
    As escolas públicas não tem custo, mas há uma taxa que é paga pela locação, que banca as escolas.
    Como é pago este imposto/taxa e qual o valor?
    Já é incluso no aluguel?

    Curtir

    1. Valdinei, o imposto que ‘e destinado para as escolas publicas vem do valor pago do TAX (“IPTU”) do imovel que e pago pelo dono do imovel. Inquilino nao paga nenhuma taxa e imposto alem do valor acordado no aluguel.

      Atenciosamete

      Juliana

      Curtir

  8. OLÁ!
    O post é bem antigo, então não sei se obterei resposta mas vou tentar…estamos de mudança para os EUA programada para agosto de 2020. Meu filho fará 5 anos em novembro, pelo seu post então ele poderá ingressar na escola pública, né?
    Você saberia dizer se em Boston funciona da mesma forma?
    Meu filho também já conhece bastante letras e números em inglês e português, porém está longe ainda da leitura. Será que devo começar alfabetizá-lo aquiw
    Desde já obrigada.
    Atenciosamente.
    Roberta

    Curtir

    1. Olá Roberta,

      Aqui em Michigan eles aceitam 5 anos completos até meados de novembro, mas isso varia muito de estado para estado. Te aconselho a entrar no site das escolas públicas de Boston para confirmar a data de corte para o Kindergarten.

      Abraços
      Juliana

      Curtir

Deixe um comentário