Escola nos Estados Unidos – Multicultural Night

 

Esta semana tivemos a “Noite Multicultural” na escola do Theo aqui nos EUA.

Na verdade foi uma “tarde” multicultural pois o evento começou as cinco e meia da tarde e terminou pontualmente as sete e meia da noite.

Nesta noite, as famílias estrangeiras que tem filhos matriculados na escola, foram convidadas para montar um painel com imagens do seu país de origem, e falar um pouco sobre as tradições de seu país. Fui convidada para falar sobre o Brasil, e é claro que eu aceitei o convite, pois mesmo estando decepcionada com a situaçao política atual e a falta de segurança do nosso país, sou brasileira e é sempre gostoso falar sobre as coisas boas que o Brasil ainda tem.

A exposição dos painéis foi feita na área da quadra poliespotiva da escola (uma área coberta e aquecida claro!). Cada representante de cada país tinha uma mesa grande para colocar o seu painel  e outras coisas que representasem o seu país como roupas tradicionais, objetos ou comidas. Fiz um painel com fotos de diversas regiões do Brasil, pois eu queria mostrar que o Brasil não é somente o Rio de Janeiro, a floresta Amazônica e as praias do nordeste. Coloquei também algumas informações sobre a nossa localização, população, um pouco da nossa história e comidas. Levei mini porções de pão de queijo, cocada e brigadeiro para as pessoas experimentarem.

Os países representados pelas famílias foram o Brasil, Armênia, Canadá, Polonia, Inglaterra, India, Alemanha, Venezuela, Irlanda e Tunísia.

O nosso painel.
O nosso painel.

Os estudantes chegaram acompanhados dos pais e cada um recebeu um livrinho feito pela própria escola para ser usado como um passaporte no qual haviam perguntas sobre os países representados as quais  deveriam ser respondidas pelas crianças  que depois recebiam um carimbo ou adesivo do país que tinham “visitado”.

O evento foi bem legal, foi possível conhecer um pouco da história de cada país representado e provar comidas diferentes.

A cocada (receita da minha avó) e o pão de queijo fizeram muito sucesso entre os americanos. Eles gostaram muito do painel que fiz do Brasil,  principalmente por causa dos animais como o boto cor-de-rosa, a arara azul (por causa do filme “RIO”, as crianças logo identificavam a arara azul) e a onça pintada. Os adultos acharam linda a foto da  árvore Araucária, que coloquei para representar a região sul do Brasil e ficaram surpresos ao ver a foto da fruta caju, pois aqui eles comem muita castanha de caju, mas muitos não conheciam a fruta propriamente dita.

Americanos sendo apresentados ao nosso Brasil.
Americanos sendo apresentados ao nosso Brasil.

Fiquei impressionada com a falta de conhecimeto dos americanos sobre o nosso país, não apenas das crianças, mas como dos adultos também. Nós, brasileiros, sabemos  muito mais sobre os EUA do que os americanos sabem sobre o nosso país. Muitos ficaram surpresos ao saber o tamanho do nosso país, eles achavam que o Brasil era bem menor; que a nossa capital é a cidade de Brasília e que no Brasil a gente fala português e não espanhol também foi um fato novo para muitos.

Coloquei uma foto da selação brasileira de futebol e um logo da copa do mundo de 2014 no painel, e fomos vestidos com a camisa da selecao brasileira, mas ninguém demonstrou interesse  pelo futebol. Tudo bem que a seleção americana é ruim e eles preferem o futebol americano e o baseball, mas como o futebol brasileiro é bem conhecido no mundo e principalmente pela proximidade da copa do mundo,  eu pensei que eles iriam fazer alguma pergunta ou comentário sobre o assunto mas ninguém ligou.

Gostei de ter participado deste evento escolar e o Theo também. Ele ajudou a fazer o painel, e com isso aprendeu um pouco sobre o Brasil, e se sentiu todo importante me ajudando a montar a nossa mesa para a  exposição. Ele não teve muita paciência para aprender sobre os outros paises, estava mais interessado em provar as “comidinhas” e correr pelo ginásio da escola. O objetivo principal desse evento foi fazer uma integração da escola com as famílias dos alunos. Aqui, a escola é pública e eu já percebi que os pais são bastantes ativos dentro do ambiente escolar. Foi bom também para conhecer os familiares dos outros alunos e claro,  praticar o meu inglês.

 

3 comentários sobre “Escola nos Estados Unidos – Multicultural Night

Deixe um comentário