Os famosos Ônibus escolares amarelinhos!!!

IMG_2906
O famoso “School Bus”americano

Quem nunca se imaginou em ir para a escola naqueles ônibus escolares americanos amarelos? Para nós brasileiros que assistimos à filmes americanos com bastante frequência, os ônibus escolares americanos  são clássicos de filmes do tipo “sessão da tarde”. Neste último mês de aulas antes das férias de verão, o Theo começou a ir para a escola de “School Bus” amarelinho.

Aqui nos Estados Unidos toda criança matriculada na escola tem direito ao transporte escolar de graça, desde que more a uma certa distância da escola (se a sua casa fica a poucos metros da escola não tem lógica ir de ônibus né?). Cada distrito escolar tem os seus ônibus escolares que servem as escolas do distrito. Os ônibus passam em ruas pré-determinadas dos bairros onde moram os alunos que frequentam a escola daquele bairro (aqui o seu filho vai estudar na escola do bairro onde você mora, não é você que escolhe a escola e sim o endereço da sua casa) . Então o seu filho sempre irá para a escola no mesmo ônibus e com o mesmo motorista, e o motorista sempre irá fazer o mesmo trajeto e parar nos mesmos pontos de parada para levar o seu filho até a  escola.

O processo para o Theo começar a ir de ônibus para a escola aqui nos EUA foi super simples, apenas tive que avisar na secretaria da escola que ele começaria a ir de ônibus. A secretária da escola, através do nosso endereço, me passou o   local onde o Theo iria pegar o ônibus  (na esquina de casa) e  pediu um dia de prazo para ela poder notificar a empresa responsável pelo trasporte que teria mais uma criança para pegar o ônibus naquele ponto.

As crianças do Kindergaten (equivalente ao último ano da educação infantil aí do Brasil), que é o caso do Theo, precisam que um adulto as leve e as busque nos pontos de paradas dos ônibus. Se a criança tiver um irmão mais velho que venha com ela no mesmo ônibus, você como pai pode deixar uma autorização para que ela venha para casa na companhia do irmão. A partir da “First Grade” o que seria aí no Brasil o equivalente ao primeiro ano do fundamental, a criança não precisa mais que um adulto a acompanhe. Os pontos de paradas são bem pertinho das casas. O nosso fica a menos de 50 metros, bem na esquina da nossa casa.

IMG_2904
Primeiro dia de School Bus !

Na verdade ele já poderia ter ido na escola de ônibus desde  o primeiro dia de aula, mas a mãe aqui ficou preocupada de deixar ele ir para a escola de ônibus, pois além de eu sempre levá-lo e busca-lo na escola quando morávamos no Brasil, ele ainda não falava inglês e eu achei que iria ser muita coisa nova ao mesmo tempo para ele. Os meses de aula foram passando e ele começou a perguntar se ele podia ir de ônibus igual aos amiguinhos de sala. Como ainda estava muito frio por aqui, eu  fui postergando a ida dele para a escola de ônibus. Porém o calor chegou e como ele já está se  comunicando bem em inglês não tive outra escolha a não ser deixa-lo a ir de ônibus para a escola.

Foi um grande passo de independência para o meu menino de 5 anos ! Ele ficou super empolgado e feliz. No dia tão esperado, ele apareceu no meu quarto pela manhã já trocado com a roupa para ir para a escola. Tomamos café da manhã e fomos caminhando até o ponto de parada. Quando o ônibus chegou, o motorista me entregou alguns papeis e confirmou se ele era o Theo (o motorista já sabia que naquele dia iria ter criança nova no ônibus). O Theo entrou todo feliz no ônibus escola, deu tchawzinho para mim e para o papai, sentou no banco em que o motorista indicou e o ônibus partiu….

Eu como mãe ansiosa, peguei o meu carro e fui até a escola para ver se ele ia chegar bem. Fiquei do carro observando se o ônibus chegava. Assim que o ônibus chegou fiquei observando de longe o Theo descer do ônibus e caminhar para dentro da escola (não deixei ele me ver e até hoje ele não sabe que eu estava lá observando).

A tarde, lá estava eu no ponto esperando ele chegar. Ele desceu do ônibus super feliz com a conquista do dia, foi um dia muito especial para ele! E desde de então, ele sempre vai de ônibus escolar amarelinho para a escola. Igual aos filmes em que eu via na sessão da tarde!

Mais sobre as escolas publicas americanas nos posts abaixo – Escola publica nos EUAO primeiro dia de aula do Theo nos EUAEscola nos EUA

Um comentário sobre “Os famosos Ônibus escolares amarelinhos!!!

  1. Olá Juliana…
    Nossa eu tive que rir na hora que li que vc pegou o carro e foi atrás do ônibus.
    Me identifiquei com a “corujisse”. Parabéns pro Theo. Realmente essa independência é muito importante pra eles. Mas muito difícil pra nós mães.
    Bjus

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário