Alimentação nos EUA – Morar nos EUA

No Brasil, os EUA é conhecido como o país dos fast-foods, congelados e da comida enlatada. Muitas pessoas que vem à turismo para os EUA, ficam com a impressão de que aqui não tem nada de saudável para comer, apenas hamburguer, batata frita e refrigerante … mas não é bem assim.

Quando decidimos nos mudar para cá, ainda mais com um filho de 5 anos, as avós ficaram preocupadas se aqui teria frutas, legumes e arroz com feijão para ele comer e é claro que tem! A nossa alimentação aqui nos EUA é a mesma que tínhamos no Brasil. É claro que a opção de comida pronta á venda no mercado é enorme e os preços bem atrativos, mas aqui em casa impera o nosso famoso arroz com feijão acompanhado de carne e salada. Em qualquer supermercado você vai encontrar frutas e verduras independente da estação do ano. Aqui em casa sempre tem banana, maçã, uva e morango. Arroz e feijão também é fácil de achar em qualquer supermercado, normalmente eles ficam no setor das comidas mexicanas (mexican foods), é nesse corredor também onde eu encontro o creme-de-leite e o leite condensado da Nestlé.

IMG_5317
Sessão de comida mexicana onde eu encontro feijão em grão (aqui tem muito feijão enlatado) e produtos da Nestlé.

Nos Estados Unidos existem dezenas de redes de supermercados. Em Michigan os mais populares são o Meijer ( tipo um Carrefour), Kroger, Walmart e Target (vende alimentos também mas para mim o forte do Target é o setor de roupas e de brinquedos). Tem também grandes redes de atacado como o SamsClub e a rede Costco. Existem mercados mais especializados como o  Cantoro que é um mercado italiano (ótimo para comprar peixes, azeite, massas, temperos e coisinhas diferente), o Whole Foods Market (segue uma linha mais natural) e aqui em Canton tem o Holiday Market que é um mercado com várias coisas importadas, diversos tipos de queijos e vinhos e uma padaria ótima!

download
Costco: muito parecido com o Makro do Brasil

Aqui você encontra uma variedade de legumes e verduras bem grande e de produtos orgânicos também. Aqui onde moro tem até um sacolão igual ao do Brasil, sempre com frutas, verduras e legumes frescos inclusive durante o inverno pois vem tudo da Costa Rica, México  e de outros países da América Latina. É claro que o preço destes alimentos é mais caro se comparado ao valor do Brasil, mas não é nada exagerado que torne inviável você comprar frutas e verduras para a sua casa (exceto a laranja que custa quase um dólar cada!).

IMG_0128
Sessão de legumes e verduras orgânicas do supermercado.

Carnes, queijos, presunto e peito de peru também tem de monte por aqui. O corte das carnes são diferentes do Brasil, mas com o tempo você aprende qual que é boa para carne de panela, para bife e para carne moida (ground beef). Eu compro muito um tipo de carne chamada por aqui de “sirlone” que é como se fosse o nosso cochão-mole. O preço das carnes varia muito, tem dia que vou no mercado e a libra do sirlone (mais ou menos meio quilo) está por $4.99 dólares, já no outro dia está $8.99 dólares, praticamente o dobro do preço! Tem que ficar de olho para comprar por um preço bom.  O frango aqui é bem mais barato que a carne e por incrível que pareça comer salmão e camarão aqui nos EUA sai mais barato do que comer carne de boi.

IMG_5319
Sessão de iogurtes do supermercado
IMG_5316
Sessão de frutas e verduras: em qualquer supermercado daqui vai ter.
IMG_5315
Aqui tem verdura sim !!!

Normalmente eu compro carne no mercado mesmo, mas por aqui tem açougue também. Não é em toda cidade que você vai encontrar um açougue mas, se você pesquisar e pedir informação você acaba encontrando um. O que eu encontrei fica à 50 minutos de carro aqui de casa e lá é o único lugar onde eu encontro picanha para churrasco. Então quando vou lá  compro de bastante quantidade e congelo.

IMG_5230
Açougue nos EUA. Não é em toda a cidade que tem, mas se você pesquisar e pedir indicação você acaba encontrando um bom açougue.
IMG_0910
No verão fizemos bastante churrasco com “carne de verdade” e não de hamburguer!

Para quem tem criança, a variedade de leite aqui é bem grande. Tem também danoninho e vários tipos de iogurtes. Na verdade as únicas coisas que eu não acho por aqui e que sinto falta é a batata palha fininha igual a do Brasil, requeijão cremoso, catupiry, maracujá e polvilho para pão de queijo, mas é possível encontrar estes itens nos mercados brasileiros que tem em algumas cidades dos EUA (aqui perto da gente tem na cidade de Ann Arbor).

Na hora de almoçar ou jantar fora aqui você encontra diversas redes de restaurantes com boa opção de comida no cardápio como o “Olive Garden”, ” Outback”, “Papavinos”, “Mangiano’s”  entre muitos outros, você  só vai se alimentar de hamburger e batata frita se você quiser.

IMG_4377
Prato do restaurante “Olive Garden”

Para mim, a alimentação nas escolas é o que me incomoda aqui. Como as crianças passam o dia todo na escola, elas almoçam por lá. Por mais que a escola tente fazer um cardápio mais saudável sempre tem a opção de nuggets e pizza, então adivinha o quê a criançada acaba escolhendo para o almoço? O meu filho leva comida de casa todo o dia para almoçar na escola e eu sempre coloco na marmita dele (e na do meu marido também, já que na empresa não tem restaurante) o que jantamos na noite anterior. Ele sempre leva arroz, feijão, carne, tomate ou macarrão para a hora do almoço (Lunch Time) e frutas para a hora dos lanchinhos (“Snack Time”). Na escola não entra doces, bolos e absolutamente nada que contenha “Nuts” (castanha, amendoim e derivados) por causa do grande número de crianças alérgicas aqui nos EUA. Os amigos americanos do Theo costumam levar sanduíches para comer na hora do almoço e é claro que eles já comentaram com o Theo que a comida dele é estranha  (a nossa mistura de arroz com feijão não é comum para os americanos). Expliquei para o Theo que as pessoas tem cultura e alimentação diferentes e o que realmente importa, é que a comida que ele leva para a  escola é gostosa e acima de tudo saudável e para ele não dar importância para os comentários que as outras crianças fazem da comida dele (já conversei com a professora a respeito).

lunch menu
Cardápio com as opções de almoço da escola americana

É possível se alimentar bem e de maneira saudável aqui nos EUA, e só querer cozinhar e não se deixar levar pela praticidade das comidas prontas.

IMG_2544
É claro que temos os nossos momentos “gordices” por aqui. Noite do hamburguer em casa !

27 comentários sobre “Alimentação nos EUA – Morar nos EUA

  1. Oi Juliana,
    Sou de Salvador e estou morando em canton há 1 mês. Já nem sei como descobri o seu blog, mas adoro e leio sempre, desde que soube que vinha para cá. Me fala onde vc achou picanha!!!!!!! Compramos uma churrasqueira mas não gostamos da carne que compramos!

    Obrigada e quem sabe não nos encontramos em breve!

    Curtir

    1. Oi tudo bem?
      Está gostando daqui de Canton? Já fez amizades? Aqui tem uma turma boa de brasileiras!!!

      Segue o endereço do açougue, ele fica mais para o norte a aproximadamente uns 50 minutos aqui de Canton.
      Quando for pedir piranha peca por brasilian steak, pois nem sempre ela está lá na frente

      7714 Cooley Lake Road
      Waterford 48327
      United States

      Fica em um bulevar meio escondidinho.

      Abraços

      Juliana

      Curtir

      1. Nossa, aqui tem muito mais Brasileiros do que eu imaginava…
        Estou gostando daqui sim, mas sentindo muita falta da família e dos amigos, e o meu filho está reclamando muito da escola pq é tempo integral. Estamos adaptando ainda!
        Obrigada pelo endereço!
        Tina

        Curtido por 1 pessoa

      2. O comeco e assim mesmo, depois eles se adaptam co a escola. o theo adora a escola aqui, as primeiras semanas foram mais complicadas por causa da lingua, mas eles tiram isso de letra!
        Aprovita os dias de sol para passear e conhecer a nossa regiao que aqui e linda, nao deixe de ir aos parques nos finais de semana pois daqui a pouco vai estau tudo branco de neve!!!
        Grande Abraco
        Juliana

        Curtir

  2. Realmente Ju quando estivemos ai adorei todos os restaurantes que fomos, principalmente aquele
    Rainforest Cafe, e a Mãe conseguiu fazer suas comidinhas…. E os morangos, nunca tinha visto morangos tão grandes e doces….

    Curtido por 1 pessoa

  3. Oi Juliana,

    Fizemos um churrasco aqui em casa na semana passada e acabamos não conseguindo ir no local que vc me indicou! Mas meu marido foi no Sparrow Meat Market em Ann Arbour e encontru picanha. Ele pediu como “tri tip”. Foi certinho, ficou perfeito! Como vc mora aqui em Canton também acho que vale a dica!
    Bjs

    Tina

    Curtido por 1 pessoa

  4. Oi Juliana! Minha filha mora nos EUA e estou sempre por aí, ainda mais agora que um bebê está a caminho 😉 . Não temos tido muito sucesso com as carnes. Tenho comprado Sirloin, mas ainda não é “a carne perfeita”. Com que carne você faz bife, picadinho, carne assada? Como se fala açougue em inglês, para que eu possa procurar um perto da casa da minha filha?
    Pouco a pouco tenho lido seus posts e adoro. Parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, tudo bem?
      Também acabo ficando mais no sirlone mesmo, mas no açougue consigo achar alcatra e picanha que fica boa no forno ( agora no inverno que não da mais ora usar a churrasqueira é uma boa opção)

      O açougue que tem por aqui é chamado de Meat Market, é uma portinha que por fora você não da nada, mas por dentro lembra aqueles mercadinhos antigos, tipo mercearia.

      Abraços
      Juliana

      Curtido por 2 pessoas

  5. Oi Juliana, estamos morando em Troy desde julho. Aqui também tem uma turma boa de brasileiros. Você já encontrou requeijao aqui ? Tem algo parecido ?
    Com as carnes já senti o mesmo problema. Difícil achar algo parecido mas já anotei algumas das dicas que você colocou.
    Um abraço.

    Curtir

    1. Na parte de comida arabe do Meijer (perto das comidas mexicanas) tem um requeijao bem parecido com o nosso. Vem em um pote de vidro de tampa azul, nao lembro o nome mas vou anotar e postar aqui. Voce encontra tambem em mercadinhos arabes!
      Abracos

      Curtir

      1. O nome do Requeijao é PUCK e esta escrito creamy Cheese Spread no pote. Fica na parte de comidas impotadas do Meijer proxima das comidas mediterraneas. O preco é salgado $7,99 o pote com 240g, mas é bem similar com o nosso requeijao cremoso.

        Curtir

    2. Ola Rosane, vc ainda esta morando em Troy?
      Devo me mudar em janeiro.
      Tenho uma filha de 4 anos.
      Vc indica algum lugar bairro para morar?
      Se tiver outras dicas agradeço, pois vamos nos mudar no inverno.
      Obrigada bjus…

      Curtir

  6. Oi Juliana!
    Temos comprado araruta para fazer pão de queijo. Aprendi a receita no site da Pat Feldman (Pão de queijo da Pat) e fica muito bom. O site dela é ótimo e tem muitas receitas para os pequeninos.
    A araruta é muito nutritiva. Você pode olhar no site dela esta receita e outras mais. Compramos a arrowroot (araruta ) da marca Bob´s Red Mill no Wallmart, mas vende também na Amazon. Tudo bem que é um pouco cara, mas vale a pena para matar a vontade.
    Segue a receita
    Ingredientes:

    1 prato de sopa de queijo (usava o suiço, mas pode ser qualquer outro de sua preferência)
    a mesma medida de araruta (arrowroot)
    sal a gosto
    2 colheres de sopa de manteiga
    2 ovos (ou o suficiente para dar liga)
    1 colher de sopa de cream cheese
    2 colheres de sopa de iogurte natural integral
    mais araruta , o suficiente para a massa ficar boa para enrolar.

    Modo de Preparo:

    Junte todos os ingredientes, sendo um ovo de cada vez, amassando bem, para que se torne uma massa homogênea. Faça bolinhas, coloque em uma assadeira untada com um pouco de manteiga e azeite e asse em forno quente até que as bolinhas fiquem levemente douradas.
    Abraços,

    Curtir

  7. Oi Juliana!

    Muito legal seu post. Acabamos de nos mudar para o Texas e acabei de matricular meu menino na escola, não gostaria que ele se alimentasse de junk foods, minha dúvida é a seguinte: na escola tem o lugar pra eles esquentarem a marmitinha de comida caseira?

    Curtir

  8. Oi juliana, tudo bem? Estamos com algumas dúvidas sobre a alimentação infantil… as crianças aí bebem refrigerante? Mesmo pequenas? Até na escola? Aqui mantenho uma alimentação razoavelmente saudável pro meu filho e tenho medo de chegar aí e isso se perder… Ele nunca bebeu refrigerante…

    Estamos com planos de ir para San Ramon CA… Gostaria de contactar para saber mais sobre a ida praí! Tenho 1 filho de 5 anos e uma de 1 ano e não sabemos como faremos com mudanças e os dois… sobre por na escola… devemos chegar em maio em uma transferência… Ainda não está fechado ou decidido… apenas recebemos uma oportunidade e ainda não sabemos o que fazer!

    Obrigada!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Fernanda, na escolar nao tem refrigerante. O que tem [e suco ou elite em caixinha. Meu filho tem 9 anos e nunca tomou refrigerante. estamos aqui desde que ele tinha 5 anos! Isso vai muito do que a familia orienta. Temos a sorte dele nao gostar mesmo de refrigerante. Se tem em festinhas ou na casa de amigos ele nao toma, vai de agua mesmo.

      E uma grande oportunidade! Tomara que de certo! Boa sorte para voces!!

      Abracos
      Juliana

      Curtir

  9. Oi Juliana!
    nossa que coincidência! acompanho seu blog há um tempo e vamos nos mudar em janeiro para canton! já estive aí 2 veles para conhecer e seus posts me ajudam muito com o planejamento dessa mudança! a carne sem dúvida eh uma delas pq aqui eles comem mais filé mignon mesmo…e a canela moída que compramos aí achei tão gordurosa! mas nada como a experiência para irmos achando novos caminhos né? Meu marido está sendo transferido pela schuler e vamos ainda com nossos 2 filhos de 4 e 7 anos!! wish me luck! ! continue compartilhando! !

    Curtido por 1 pessoa

    1. Seja bem vinda Maira. Procure comprar carne moida extra lean com 4% de gordura. Tem uma acougue em waterfort. E meio longinho de Canton mais vale a pena ir ate la 1 vez por mes e ja comprar carne pro mes todo e congelar. A carne moida dele s [e a melhor!
      Boa sorte!!

      Abracos
      Juliana

      Curtir

  10. Oi Juliana, em relação a comida das crianças na escola, se esquentarmos bem e colocarmos na “marmita” térmica é suficiente para ainda estar quente na hora deles comerem? Pq comer arroz e feijão frio é meio complicado rsrsrs. Mas realmente não gostaria que eles comessem “junk food” todos os dias na escola.
    Obrigada pelas dicas!
    Bjs,
    Marcella

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário