Snow Day!

images (1)

Você sabe o que significa Snow Day? Um dia em que neva, você vai responder!  Claro que você está certo, mas se você tem filhos em idade escolar e vai morar aqui nos estados do norte dos EUA onde neva bastante no inverno, “Snow Day” significa que as aulas estão canceladas naquele dia.

Semana passada tivemos a primeira grande nevasca aqui em Michigan. Começou a nevar na madrugada de sábado para domingo (no dia do SuperBowl) e só  parou na segunda-feira. Teve vários alertas na TV para se evitar sair de casa e armazenar alimentos (aqui eles são meio neuróticos com isso). Acumulou  bastante neve aqui na nossa região e no domingo a tarde recebi a mensagem no meu celular que as aulas de segunda-feira do nosso filho estavam canceladas.

Sempre que é declarado “Snow day”, eu recebo uma mensagem ou um telefonema automático do distrito escolar notificando o cancelamento das aulas. Na televisão também fica passando no rodapé da tela as escolas que estarão fechadas no dia seguinte por causa do “Snow day”. É um sistema muito organizado e funciona muito bem.

Snow-Day-Checklist1

O motivo principal  para se declarar “Snow Day” é a segurança dos alunos. Como aqui nos EUA a maioria das crianças utilizam os ônibus escolares para irem para a escola ou vão caminhando, com muita neve pelas ruas não é seguro para os ônibus escolares circularem e nem para os alunos caminharem até a escola. Quando neva muito, a  prioridade é limpar primeiro as autoestradas e as avenidas principais da cidade, então normalmente as ruas dos bairros residenciais e as calçadas são limpas mais tarde.

Na segunda-feira a tarde já havia parado de nevar e as ruas já estavam em sua maioria limpas. Para minha surpresa recebi outra mensagem de alerta da escola que ” devido as condições climáticas e para a segurança dos alunos as aulas estavam canceladas”  também na terça-feira. Na verdade não estava mais nevando e nem tão frio (-1C), acho que as aulas foram canceladas pois as calçadas e algumas ruas secundárias ainda não estavam totalmente limpas.

Outro motivo que faz ser declarado “Snow Day” é quando está muito frio (não obrigatoriamente nevando). Como as crianças vão caminhando ou de ônibus para a escola (neste caso precisam ficar no ponto esperando o ônibus chegar), em dias muito frios (normalmente quando a sensação térmica esta abaixo de 20 graus negativos) as aulas também podem ser canceladas.

Na prática os distritos escolares, acostumados com esses imprevistos do inverno daqui da região, já consideram que haverá alguns dias de “Snow day” durante o inverno, então normalmente esses dias de aulas não precisam serem repostos pois teoricamente eles já estão previstos no calendário escolar.

Comparado com o inverno de 2014, este de 2015 está tranquilo. Até o momento tivemos 3 “Snow Days” aqui na nossa região (o primeiro, que foi no inicio de janeiro, não pegamos pois estávamos viajando). Pelo que eu me lembre, no ano passado tivemos por volta de 6 “Snow days”, acumulou muito mais neve e fez muito mais frio do que este ano.

Então agora você já sabe, quando você encontrar uma criança toda feliz falando “Today is Snow day!” é por que não tem aula e ela pode passar o dia em casa brincado na neve!

images

Se você entende um pouco de inglês, assista este vídeo para rir um pouco e entender a sensação do Snow Day !

Juliana

4 comentários sobre “Snow Day!

  1. Olá Juliana, achei sei site enquanto fazia uma busca alucinada na internet. Talvez você possa me ajudar. Estou indo com meu filho de 9 anos pros EUA e ele deverá frequentar a escola pública. Para isso deve seguir alguns requisitos de saude, com três formulários para ser preenchidos. Não sei se poderei fazer isso aqui pelo Brasil ou se somente é válido se for feito por um médico americano. Você poderia me contar como você fez?

    Curtir

    1. Oi Selene,

      Do meu filho trouxe a traducao juramentada da certidao de nascimento, da carteira de vacinacao e uma carat da escola em que le frequentava no Brasil.
      Preenchi um formulario com perguntas gerais sobre a saude dele no ato da matricula escolar aqui.
      Depois que o levei no pediatra aqui nos EUA e ele tomou algumas vacinas complementares aqui, o medico americano me forneceu uma carta sobre a saude dele e as vacinas que levei na escola depois de um tempo.

      A matricula na escola publica aqui é um processo bem simples, o principal é ter 2 comprovantes de endereco no nome do responsavel pela crianca (contrato de locacao da casa e uma conta de luz por exemplo) e a certidao de nascimento. O que estiver falatando vc pode levar depois.

      Boa Sorte
      Abracos

      Curtir

      1. Julina, muito obrigada pela sua atenção em responder as minhas perguntas. Viajo amanhã e tenho certeza de que suas dicas vão me ajudar. Estou indo com marido e filho, uma realidade talvez parecida com a sua. Talvez possamos trocar ideias ao longo desse anos que estarei em D.C. Desejo boa sorte pra vocês e um abraço.

        Curtir

Deixe um comentário