Familia Brasileira em Michigan – @morarnoseua
Depois de passar a noite em Toronto, pegamos a estrada rumo a Montreal que fica na província de Quebec. Neste trecho da estrada o visual é mais agradável com a presença de mata no caminho ao invés de plantações e algumas curvas com subidas e descidas o que torna a viagem menos monótona, ao contrário do primeiro trecho da viagem.
No meio do caminho entre Toronto e Montreal paramos par conhecer o National Air Force museum of Canada na cidade de Treton, ON. Como de costume nas nossas viagens, esta visita não foi planejada, apenas vimos a placa na estrada do museu e resolvemos parar para conhecer já que o Theo adora aviões. O museu é pequeno mas bem arrumado, organizado e a entrada é Free.
Aproveitamos que estávamos em Trenton e seguimos em direção a Prince Edward Island. Um lugar lindo, com cara de cidade de praia misturada com área rural. Tem diversas vinícolas espalhadas pela região, praias formadas pelo Lake Ontário e vilinhas super charmosas como cafés, lojinhas e pequenas farms (sítios) vendendo produtos orgânicos. O dia estava de sol mas o vento estava gelado e o local estava bem vazio, mas com certeza no verão deve ser o destino de férias de várias famílias canadenses.
Paramos para almoçar em um restaurante bem pequeno mas cheio de charme que ficava dentro de uma vinícula. Vimos a placa do restaurante na estrada e resolvemos entrar para conhecer e por lá ficamos para almoçar. Sempre acabamos fazendo boas descobertas nessas nossas viagens sem planejamento!
Chegamos em Montreal no final do dia e foi uma delícia rever nossos amigos brasileiros que estão morando por lá! Aproveitamos o fim de semana para “turistar” por Montreal. Conhecemos o Mont Royal, Vieux-Montreal (que é o bairro histórico da cidade), a região do porto, o Jardim Botânico e o L’Oratoire de Saint-Joseph.
Para mim o lado mais interessante de Montreal é a forte influencia francesa que a cidade tem. Por mais que a maioria dos moradores Montreal falem tanto o inglês como o francês a língua oficial da cidade é o francês e pelo o que deu para perceber eles não gostam de falar em inglês. Montreal é uma das mais populosas cidades francófonas do mundo! E segundo nossos amigos que estam vivendo lá, Montreal é a parte “rebelde” do Canadá. Parece que essa adversidade entre o lado francês e o lado inglês em Montreal começou lá na Primeira guerra Mundial, quando os habitantes anglófonos apoiaram e o governo e os francófonos não, e é claro que teve um dedinho dos EUA envolvido nisso tudo. Para saber um pouco mais sobre a história de Montreal clique aqui.
Montreal é uma cidade grande e tem diversas coisa para se fazer e os blogs abaixo dão ótimas dicas sobre o que fazer em Montreal:
Blog Colagen da Luciana Misura – Montreal
Blog Trilhas e Cantos – Montreal em 3 dias
Blog Descubra o Mundo- Montreal
Levamos nossas bicicletas para passear na região do porto em Montreal. Foi bem legal e tem diversos pontos para locar bikes por lá. Um fato curioso em Montreal é que, diferentemente daqui de Michigan onde moramos, onde as bicicletas são usadas com a finalidade de lazer, em Montreal ela é considerada um meio de transporte propriamente dito. Tanto é que, onde não tem ciclovia, você tem que andar de bicicleta nas ruas e avenidas mesmo, junto com os carros (em algumas avenidas está demarcado no chão onde as bikes tem que circular mas em outras não) e para andar na calçada você tem que descer da bicicleta e empurrá-la. Tivemos que empurrar nossas bicicletas enquanto passávamos pelo calcadão da cidade histórica.
Abaixo segue algumas fotos do nosso passeio por Montreal.
E para fechar esse post matei a minha vontade de comer coxinha e pão-de-queijo original de Minas em Montreal!! Nada como ter amigos espalhados pelo mundo!!
Abraços
Juliana
Hmm… que delícia de cidade, hein? E cada passeio bacana vocês fizeram! Saudade imensa desse lugar! E muito obrigada por citar o post do Trilhas e Cantos!!!
CurtirCurtir