Renovação do VISTO H1b/H4

O visto H1B é um visto de trabalho aqui nos EUA. No processo ele tem validade de 3 anos, mas a data de validade que vem impressa no passaporte é de 2 anos, o que gera muita confusão.

Na realidade os portadores do visto H1b estão autorizados a ficar legalmente nos EUA por até 3 anos (desde que estejam empregados claro!). Depois que o visto completa 2 anos (data impressa no visto, no seu passaporte), você ainda pode ficar nos EUA até a data em que  o agente da imigração carimbou no seu passaporte no dia em que você chegou nos EUA (normalmente 3 anos). Porém se depois da data de vencimento que está impressa no seu visto (2 anos) você sair do solo americano, você só poderá retornar aos EUA novamente com o visto H1b renovado (mesmo que tenha sido só um pulinho no Canadá ou México).

Para fazer a renovação você e os seus dependentes (portadores do visto H4) terão que deixar os EUA. Esta renovação normalmente é feita no seu país de origem, no nosso caso o Brasil. Mas pode ser feita também no Consulado Americano no Canadá (você e seus dependentes terão que ter visto canadense para entrar no Canadá e só poderão reentrar nos EUA com o novo visto).

O processo para renovação é o mesmo que foi feito na primeira vez lá no Brasil para tirar o seu primeiro H1b. Tem que entrar no site do Consulado Americano, preencher a DS-160 de todos os membros da família, realizar o agendamento no CASV e no Consulado para a entrevista, pagar a taxa consular e levar toda a documentação necessária como a petição do H1b e a “Notice of action” aprovada solicitada pela empresa na qual você trabalha pedindo a renovação do seu visto. Fique atento a data de validade do seu passaporte. Se o seu passaporte for novo, não se esqueça de levar o passaporte antigo com o seu primeiro H1b/H4.

Com o visto H1b novo em mãos, você  e seus dependentes (visto H4) poderão retornar para os EUA.

O ideal é deixar os EUA com toda a documentação e agendamentos já feitos no Consulado Americano no qual você vai fazer a solicitação.

O nosso processo para “renovar”o H1b/H4 foi o mesmo de quando tiramos o nosso visto pela primeira vez há 2 anos atrás. Depois de fazer todos os procedimentos iniciais aqui nos EUA agendamos a nossa viagem para o Brasil. Fomos primeiro no CASV para colher as digitais e tirar as fotos e no dia seguinte no Consulado Americano propriamente dito para entrega da documentação e passar pela entrevista. Tivemos que apresentar na hora da entrevista,além da DS-160, a Petição do H1b aprovada, certidão original de casamento nossa e a nascimento do nosso filho. Meu marido foi questionado novamente sobre em qual empresa ele estava trabalhando, cargo que ocupa e há quanto tempo estávamos morando nos EUA. Lembrando que depois da entrevista é necessário pagar a taxa de reciprocidade dentro do próprio Consulado.

O processo foi super rápido e surpreendentemente não havia fila nenhuma no consulado, pegamos apenas 2 pessoas na nossa frente na hora da entrevista. Tempo total dentro do Consulado Americano de São Paulo foi de 40 minutos!

Recebemos a notificação para retirar os nossos passaportes já com os vistos novos no dia seguinte da entrevista! Optamos em retirar no CASV pois estávamos com receio de demorar mais para os passaportes chegarem se optássemos pela entrega via Sedex, mas foi super rápido!

Cabe lembrar que o tempo máximo que o portador do visto H1b  e seus dependentes podem ficar nos EUA é de seis anos. Após este período não é permitido permanecer mais nos EUA e nem renovar o H1b. As opções serão retornar definitivamente para o Brasil ou dar entrada no Visto de residente permanente (Green Card).

Nossa primeira entrevista para o H1b/H4 em 2013

Renovação do passaporte brasileiro nos EUA

Abraços

Juliana

Todos os textos desta página são de direitos autorais da autora Juliana Fontes.
A cópia de tais textos é proibida por lei. Fique à vontade para compartilhar e divulgar o blog mas não copie e cole

25 comentários sobre “Renovação do VISTO H1b/H4

  1. Excelentes dicas! Vale dizer que também servem para J1/J2, mas com tempo menor (o máximo são 5 anos e a data no passaporte é de 1 ano). O resto é o mesmo.
    Obrigada, Juliana! Só queria ter lido esse relato uns meses antes hehehe

    Curtir

  2. Bom dia Juliana,Ao ler seus comentários fico muito entusiasmado neste desafio de ir morar e trabalhar nos EUA.Sou casado temos um filho de 12 anos, ele fala bem o inglês eu me comunico e se pegar direto em um mês estaria bem também.Estou disposto a alugar nossa casa aqui no Brasil e arriscar neste desafio, estive recentemente na Florida por dois meses conhecendo escolas, casas para locação etc… minha duvida é trabalho, gostaria de sair daqui com um serviço/trabalho em vista com a possibilidade de me sustentar nas despesas mais como? como poderia sair já com algo em vista, faço de tudo um pouco e bem feito, se você puder me orientar serei eternamente agradecido.Já visitamos a Florida 3 vezes, e parece um sonho muito distante, sei que o que estou te pedindo (uma orientação) é muito difícil, mais mesmo assim estou tentando. Eu, como vários Brasileiros, tive boas oportunidades de negócios no Brasil e no mundo. Fui soco em uma empresa que tinha o faturamento de USD$ 40.000.000,00 por ano, hoje estamos todos perdidos, desanimados, desacreditados deste pais, continuei fazendo a minha parte mais não acreditamos mais aqui, tenho cidadania Paraguaya que é um pais 10 vezes mais correto que o Brasil, o que falta lá é infraestrutura.Desculpe o desabafo, mais eu acredito que um dia eu conseguirei viver em um lugar sem o jeitinho Brasileiro.Obrigado.Jorge ZanattaTe encaminho meu currículo, se souber de algo que possa me ajudar te agradeço. Date: Fri, 27 Nov 2015 01:00:19 +0000 To: jorgezanatta3@hotmail.com

    Curtir

    1. Oi Jorge, a situacao do Brasil esta complicada mesmo.
      Vir com emprego legal aqui nos EUA nao e tarefa facil. Vc tem que ser contratado por uma empresa daqui, ou ser transferido pela empresa que vc trabalha. Infelizmento os EUA nao tem uma politica de imigracao facil. No Canada voce encontra maiores possibilidades de tentar a residencia permanete, da uma pesquisada. Nao recomendo para ninguem vir ilegal e tentar arrumar um emprego depois que vc estiver aqui. Nenhuma empresa seria ira contratar um funcionario que esta ilegal no pais e isso so ira sujar o seu historico. Pensa direitinho e faca um projeto de vida, nada e a curto prazo, requer planejamneto e outros paises alem dos EUA devem estar entre as suas opcoes.
      Boa Sorte!

      Curtir

  3. Muito bom o post e bem informativo tb.
    Esse (2015) a empresa em que trabalho tentou o H1B para mim, porém não fui sorteado na loteria das vagas (65,000 vagas para 233,000 inscrições). Foi uma decepção e um balde de água fria tb, mas tudo bem. Agora a empresa está tentando o L1B q é de transferência mas se até Abril não tivermos nada certo sobre o L1B vou pedir para aplicarem novamente para o H1B. Vamos ver né……..não pode desistir.

    Até + e p os q querem realmente sair do Brasil para tentar/dar um vida melhor para sua família, corram atrás e não desistam….

    Curtir

  4. Olá Juliana! Estou concorrendo a um emprego em Michigan e já tenho o visto B1/B2. Sabe quanto tempo posso ficar nos EUA com esse visto? A previsão do trabalho é de seis meses. Tem alguma comunidade de brasileiros em Michigan para eu procurar informações? Grande abraço. Marcello.

    Curtir

    1. Outra coisa Marcello, o tempo que você pideria ficar aqui vai depender do agente da imigracao quando voce chegar aqui nos EUA. Ele vai ter fazer perguntas classicas como qual o motivo da viagem, onde vc vai ficar durante a sua estadia, onde vc trabalha …. dai ele vai olhar pra vc e carimbar a data que ele quiser que Pode ser de 1 semana a no máximo 6 meses. Lembre-se que Visto B1/B2 nao te qualifica para procurar emprego aqui nos EUA.

      Abracos

      Juliana

      Curtir

  5. Juliana, boa tarde.

    Acho que o seu blog responde a minha pergunta, mas mesmo assim quero validar.

    Meu diretor mora em Nova York e possui empresa/negócios por lá, seu visto é H1B com carimbo de permanência até set. 2017 e o visto no passaporte vence em nov. 2016,(exatamente a dúvida que gera e você explica lá em cima) ele vem para o Brasil em ago.2016, pelo que entendi ele ainda não precisa renovar o visto, somente no próximo ano correto? e depois esse carimbo quando do retorno ao EUA é novamente concedido a mesma data?

    Obrigada

    Luciana

    Curtir

    1. Oi Luciana. Ele tem que voltar para os EUA antes de novembro de 2016, depois desta data o visto dele no passaprte estara vencido e ele nao podera retornara para EUA.
      Estando nos EUA ele pode ficar legalmente ate set. 2017.
      Deu para entender?
      Abracos
      Juliana

      Curtir

  6. Oi Juliana, tudo bem? Moro nos USA com visto H1B e minha esposa está no Brasil e vai tirar o visto H4 pela primeira vez. Gostaria de saber se a certidão de casamento precisa ser traduzida para o inglês?

    Obrigado

    Curtir

  7. Oi Juliana, td bem?
    To procurando pela internet toda e não encontro resposta para uma dúvida… veja se pode me ajudar, por favor…! Por exemplo, um casal vai morar nos EUA com uma filha (o pai tem o visto B1, mae e filha H4), aí o namorado da filha, brasileiro, viaja pra visitar e engravida a moça. Ela perde o H4 e tem que voltar ao Brasil? Pode ter o filho lá? O namorado consegue ficar lá tbm. a partir do nascimento?

    Curtir

    1. Oi Amanda.
      Se ela for solteira até 21 anos ela é Dependente do H1b, isto é, h4 independente se engravidou ou não. A criança pode nascer nos EUA sim. O namorado NÃO pode ficar nos EUA mesmo tendo um filho americano. Ele só poderá morar nos EUA se tiver visto de trabalho ou de residente permanente (green card).

      Abraços

      Curtir

  8. Oi, Juliana! Muito obrigada pela postagem. Eu preciso renovar meu H1B e estava um pouco confusa com relação ao processo até ler sobre a tua experiência. Uma pergunta: o seu empregador pagou pela taxa consular e a de reciprocidade?

    Curtir

  9. Boa tarde!
    Meu marido recebeu uma proposta de emprego nos EUA. Você sabe após quanto tempo nos EUA com o visto H1B a empresa pode solicitar o Green Card pra ele?
    Obrigada!

    Curtir

    1. Oi Vanessa, depende da empresa e do que o seu marido vai negociar com elea. Tem empresa que da entrada no GC logo de cara, outras que pedem depois de 1 anos, outras quando o H1b esta para vencer (6 anos) e outras que nunca pedem e o funcionario tem que voltar para o Brasil.
      Abracos
      Juliana

      Curtir

  10. Olá Juliana, estou morando aqui nos EUA há 5 meses através do visto H1B. Antes de nos mudarmos para cá seu blog foi muito valioso com todas as dicas que vc publicou. Obrigado! Uma curiosidade, hoje vocês tem o Green Card? Caso sim, depois de quanto tempo a empresa entrou com o pedido? A minha empresa nunca comentou nada sobre o Green Card, e eu sei que varia de empresa para empresa, pessoa para pessoa…mas enfim, só uma curiosidade mesmo.

    Curtir

  11. Ola boa tarde
    Alguém poderia me ajudar por favor tenho dúvidas em relação ao visto do filho.
    Meu filho trabalha nos EUA com passaporte Italiano mas seu visto H1-B vai vencer, e ele tem uma viagem agendada em outubro para o Brasil, será que ele poderia usar o ESTA para vir para o Brasil e depois voltar para os EUA ?

    Curtir

Deixe um comentário