Festas de Final de Ano longe da Família

happy_new_year_2_1920O ano de 2016 chegou e estamos entrando no nosso terceiro ano de Estados Unidos. É sempre um momento em que paramos para repensar no ano que passou e nas expectativas para este novo ano que esta começando. Tivemos a sensação que este último ano (2015) passou muito mais rápido do que o nosso primeiro ano aqui nos EUA (2014), provavelmente por já termos estabelecido uma rotina no dia-a-dia e por não  ter mais tantas novidades assim. Ao contrário das festas de final de ano de 2014 que passamos no Brasil, este ano de 2015 passamos o Natal e o Ano Novo aqui em Michigan. Vou confessar que este ano senti mais falta do Brasil durante as comemorações Natalinas. O nosso primeiro Natal aqui foi no ano de 2013 e havíamos acabado de chegar aqui nos EUA, então tudo era novidade: a neve, o frio, novos amigos, casa nova, país novo, um sonho que estava se tornando realidade!! Passamos o Natal  e o Ano Novo com amigos e tudo foi muito divertido!

Clique no link para o post do Nosso primeiro Natal nos EUA

A decoração de Natal das casas aqui são lindas, de encher os olhos! O pessoal se empolga mesmo, enchem as fachadas de luzes coloridas e acessórios natalinos, igualzino aos filmes. As lojas, shoppings, ruas … tudo enfeitado!!! Cada ida ao supermercado ou as lojas é um teste de resistencia para não comprar mais um enfeite natalino para casa pois é tudo muito lindo e bem feito, ainda mais eu que adoro enfeitar a casa para o Natal!

12439_pequena-vila-decorada-para-o-natal-nos-eua

Casa decorada para o Natal (image:walldesk.com)

IMG_2598

Montamos a nossa Gingerbread house novamente este ano!

Porém este ano o Natal teve um ar mais melancólico para mim…Passamos o Natal e a noite de Ano Novo com nossos amigos daqui de Michigan, mas este ano senti mais falta da minha família que ficou no Brasil. Senti falta da bagunça da casa da minha mãe nestas datas festivas com gente entrando e saindo da casa a todo momento, do falatório alto e daquela movimentação de panelas, cheiros e temperos na cozinha. Por incrível que pareça, senti falta até do calor do Brasil! Aqui estava friozinho na noite de Natal porém não nevou, nem neve no chão tinha, o que fez o Natal daqui perder um pouco da graça. Também senti falta de amigos que foram passar as festas no Brasil e daqueles que voltaram em definitivo para o Brasil neste ano que passou…

Na noite de Ano Novo senti falta do barulho dos fogos de artifícios, de olhar para o céu e ver aquela explosão de luzes coloridas e da rolha da champanhe explodindo e sendo derramada para enchar as taças. Aqui como moramos no subúrbio (fora de um grande centro) as pessoas não tem o costume de soltar fogos para comemorar a virada do Ano pois esta muito frio lá fora e também ninguem sai abrindo garrafa de champanhe de qualquer jeito dentro de casa pois a rolha pode bater no teto e furá-lo (lembrem-se de que as casas aqui são de drywall) e não pode cair bebida no chão senão molha o carpete. Então podem esquecer aquela imagem daquele tio festeiro sacundindo a garrafa de champanhe enquanto faz a contagem regressiva para a entrada do Ano Novo.

IMG_2602

E a nossa árvore de Natal natural também não podia faltar!

Por isso, como já disse em post anterior, não se isole. É muito importante fazer amigos novos quando voce muda para um novo país, pois são eles que vão te dar um pouco de conforto nessas datas que remetem muito a família, e eles também estão na mesma situação que voce, com os mesmos sentimentos e com a mesma saudade.

Este ano de 2016 vai ser um ano muito especial para nós, pois a família aqui vai aumentar! Sei que será um desafio estar longe da família do Brasil neste momento, mas este vai ser mais um desafio que iremos passar juntos e com certeza vai inspirar novos tópicos de assunto para o blog.

Abraços!

Juliana

13 comentários sobre “Festas de Final de Ano longe da Família

  1. Oi Juliana!
    Meu namorado vai prestar MBA em Stanford e pretendemos mudar para a California. Gostaria de saber mais ou menos o gasto médio mensal com uma criança de 06 meses de idade. Se posso contratar um plano de saúde por aqui no Brasil, pois não iremos com patrocínio de empresa.
    Suas dicas ajudam muito.
    Obrigada, Kathy!

    Curtir

    1. Oi Kathy,
      Que bom que o blog esta te ajudando!
      Tenho um filho de 7 anos, enato nao sei como calcular os gastos com um bebe ainda, mas a grande diferenca no orcamento acho que sera a compra de fraldas e de leite paea o bebe. Voce pode ter uma ideia de quando vc vai gastar com estes itens entrando no site dos supermercados como WaltMart e Target e ver qto estes item custam por aqui e fazer as contas de qto sera o seu gasto por mes.
      Frutas costumam ser mais caras aqui do que no Brasil, mas como na California por causa do clima a oferta é maior que aqui em Michigan os precos tambem devem ser melhores.
      Roupinhas e acessorios para bebe são bem mais em conta aqui do que no Brasil mesmo com a alta do dolar.
      Sobre plano de saude eu nao sei te informar. O que eu posso te dizer é que não da para ficar sem plano de saude aqui, ainda mais com crianca. Sobre contratar um plano no Brasil vc tera que ver as coberturas, normalmente tem aqueles planos de saude para quem vai viajar, mas nao sei se seria o ideal para voces. Normalmente os hospitais daqui nao aceitam planos de saude de outros paises, normalmente voce tem que pagar e depois solicitar o reembolso para o seu plano no Brasil. O problema é que os planos de saude tem um limite para reembolso e pode ser que o valor nao cubra as suas despesas daqui, fora a burocracia que é solocitar o reembolso pois os codigos dos procedimentos medicos daqui sao diferente do Brasil. Resumindo, aconselho fortemente a voces fazerem um plano de saude particular aqui nos EUA, mesmo que seja o mais basico.

      Abracos
      Juliana

      Curtir

  2. Sigo seu blog e adora. Vamos para Michigan em fevereiro (marido transferido) e vou com duas crianças ( uma de 4 anos e outro de quase 2)!
    Parabéns que a Família irá aumentar!!!
    Ainda nao sei se vamos morar em Plymouth, Canton ou Ann Arbor
    Vamos manter contato!
    Bjs Paula
    Coloquei meu email

    Curtir

    1. Que legal Paula!
      Morei em Canton e adorava! Plymouth é uma gracinha, sempre estamos por lá dando uma volta. Ann Arbor já é bem maior, tenho amigas lá também.

      Boa sorte e se precisar de alguma coisa entra em contato!

      Abraços

      Juliana

      Curtir

      1. Que legal!!!
        Onde vcs moram hj?
        E desses lugares q te falei, qual deles vc acha mais legal para morar?
        Gosto de agitação, rsrs

        Curtir

      2. Moro em Wixom, ao lado de Novi. As cidades daqui sao todas coladinhas uma na outra com excecao de Ann Arbor. Canton, Plymouth, Northville e Novi sao otimas cidades. Omde moro fica do lado de Novi mas ja é bem pequeninha (4.000 habitantes mas eu adoro pois estou do lado de Novi que tem tudo!). Tem que ver a cidade em que o seu mariso vai trabalhar para ficar perto do trabalho para ele tambem.

        Abracos

        Curtir

    1. Então é melhor morar na regiao de plymouth, novi, canton ou Northville. Ann Arbor nao é longe (30 minutos de Plymouth) Mas no inverno e na neve ter que pegar estrada pode dobrar o tempo pra ele chegar no trabalho, fora os acidentes

      Curtir

      1. Oi Juliana,
        Já tinham falado para ele sobre dirigir na neve!
        Assim que eu souber onde vou morar te aviso e marcamos de nos conhecer ☺️. Muito obrigada pelas suas dicas!
        Beijinhos

        Curtir

Deixe um comentário