Alugar casa nos EUA- Esclarecendo as dúvidas.

for_rent_sign_4001

Devido ao grande número de perguntas que recebo aqui no blog sobre o processo de locação de casa aqui nos EUA, convidei a Beatriz Siminovich, que é brasileira e trabalha como corretora de imóveis aqui em Michigan para responder as perguntas mais frequentes dos leitores do Blog!

 Meu nome é Beatriz Siminovich mas todos me conhecem como Bia. Nos mudamos para Michigan há 11 anos. Viemos para um experiência de 2 anos que foi ampliada para 5 anos, mas depois de 2 filhos resolvemos fazer nossa vida por aqui! Sou formada em Propaganda e tenho meu MBA em marketing. Há algum tempo trabalho com corretagem e adoro conhecer e trabalhar com todos que chegam! Em pouco tempo bati todos os recordes da empresa na qual trabalho e já ganhei prêmios na área. Nada como fazer aquilo que gostamos! Espero poder ajudar!

Não vou ter acessoria da empresa para locar uma casa nos EUA. Como faço para encontrar e escolher um corretor de imóveis?

Existem 2 maneiras de achar um corretor:

1. Cada listing tem um corretor. É possível ligar diretamente e pedir para eles mostrarem a casa… Ele vai conhecer bem o imóvel e terá o maior prazer em mostrá-lo!

2. Eu sempre sugiro perguntar para amigos ou colegas de trabalho se eles conhecem algum corretor que possa ajudar na busca! Eu também poderei ajudar sempre! Na locação, venda ou compra de imóvel! Meus clientes acham que pelo fato de falarmos português ajuda muito na hora da escolha de um corretor.

Quais são os documentos que devo apresentar para locar uma casa nos EUA? Tenho que levar algum comprovante de renda do Brasil?

Normalmente para o aluguel são necessários possuir uma história de crédito aqui nos EUA e também possuir uma boa nota no crédito!
Infelizmente quem está recém-chegado no país não tem nenhum desses dois requisitos, mas uma carta da empresa garantindo a oferta de trabalho ao locatário já são suficientes para o aluguel de um imóvel!
Os americanos adoram saber que somos estrangeiros e viemos transferidos. E de nosso interesse em pagar as contas em dia para criar um bom histórico e no futuro poder comprar um imóvel!

Existem imobiliárias como no Brasil? Qual é a diferença?

São muitas imobiliárias aqui nos EUA. A grande diferença é que aqui todos os imóveis estão em banco online. Temos acesso a tudo que está disponível! Mas cada corretor é responsável e vai ganhar a comissão de determinado imóvel representando o vendedor (landlord).

Me interessei por várias casas em sites como o Realtor.com e o Zilow.com. Eles são confiáveis?

O Realtor.com é muito confiável porque tem o mesmo banco de imóveis que o corretor tem! Funciona da mesma forma e com a mesma rapidez. Já o Zillow, na minha opinião é o mais fácil e gostoso de fazer a busca mas NÃO é confiável já que as informações dos imóveis não são atualizadas com a mesma rapidez do Realtor.

Como é feito o contrato com o corretor de imóveis nos EUA? Posso mudar de corretor?

Não! Depois do contrato assinado, a não ser que cancelado, o comprador/locatário usará o mesmo corretor. Caso não esteja satisfeito é necessário o envio de algum tipo de documento escrito para informar o cancelamento de contrato! Um e-mail já é o suficiente!

Qual é o tempo mínimo do contrato de aluguel?

Normalmente os contratos de aluguel tem um tempo de 1 ano como mínimo. Existem exceções de 6 meses. Apartamentos, diferentemente de condos ou casas podem ser alugados por menos de 12 meses.

Tenho que deixar pago alugueis em adiantado por ainda não ter histórico de credito nos EUA?

Normalmente com a carta da empresa não será necessário pagar por meses em adiantado. A pratica aqui é deixar um cheque calção de 1 aluguel e meio e mais o primeiro aluguel na hora de fazer o contrato.
Em caso de donos do próprio negócio, sem garantia da empresa, será necessário pagamento adiantado de 6 meses.

Qual o valor da comissão do corretor? Quem paga a comissão, o locatário ou o dono
do imóvel?

Aqui nos EUA a comissão do corretor será paga pelo vendedor (landlord) do imóvel. No aluguel, o primeiro mês é pago ao corretor e no caso da venda, a comissão e de 6% do valor do imóvel. Nos dois casos o corretor dividirá a comissão (50% para o corretor que representa o vendedor/landlord e 50% para o corretor que representa o comprador/locatário)

Se eu tiver que deixar o imóvel antes do termino do contrato tem multa? Consigo transferir o contrato de aluguel para um amigo caso precise retornar para o Brasil?

Sim, as multas variam de caso a caso e serão determinadas na hora que assinar o contrato. Não se pode fazer um sublease (transferência de aluguel) sem a autorização do dono do imóvel.

Os chamados “condos” nos EUA são similares aos condomínios fechados do Brasil? O inquilino tem que pagar o condomínio?

Os condos não são condomínios fechados, normalmente são apartamentos ou casas geminadas. Em 99% dos casos os condomínios já estão inclusos no valor final do aluguel!

Para recém-chegados nos EUA é melhor alugar um apartamento ao invés de uma casa?

Vai depender de cada família optar por casa ou apartamento/condomínio. O medo do brasileiro é ter de lidar com a grama ou com a neve mas por $100 por mês é possível contratar empresas que oferecem esses serviços.As casas oferecem mais espaço e mais privacidade as famílias enquanto os condomínios oferecem alguns serviços.

O inquilino é o responsável pela manutenção do jardim e remoção da neve do imóvel?

Normalmente o inquilino é responsável pelo jardim/neve mas pode ser negociável no valor do aluguel.

Se eu locar uma casa nos EUA serei o responsável pelo pagamento das taxas e impostos do imóvel?

Não! Quem aluga paga apenas o aluguel! Não é responsável por taxas ou impostos.

Qual o valor médio de aluguel de uma casa em Michigan?

Vai depender da cidade mas uma casa com 3 quartos e 2 banheiros numa região com escolas boas começa a partir dos $1800. Já condos a partir dos $1300 e apartamentos $1000.

Tenho que ter um fiador ou fazer um seguro aluguel para locar uma casa nos EUA?

Com a carta da empresa não será necessário possuir fiador para alugar um imóvel aqui.

É possível locar uma casa já toda mobiliada nos EUA?

É possível alugar casas mobiliadas mas são muito custosas. Varia de $2500 a $4000
casas ou apartamentos mobiliados. São chamados de executivo apartments. Muitas empresas oferecem esses apartamentos nos primeiros 2 meses da mudança.

Tenho pressa de locar uma casa pois preciso do comprovante de endereço matricular o meu filho na escola. Quanto tempo leva em media para o contrato ser feito e eu receber as chaves do imóvel?

É muito rápido fazer o contrato de aluguel e contratos podem ser assinados em menos de 1 semana.

Espero poder ajudar muito  vocês na compra, venda ou locação do seu próximo imóvel!
Bem vindos a Michigan e tomara que vocês gostem daqui assim como nós gostamos!

 

corretora-bia-foto

b

Todos os textos desta página são de direitos autorais da autora Juliana Fontes.
A cópia de tais textos é proibida por lei. Fique à vontade para compartilhar e divulgar o blog mas não copie e cole.

17 comentários sobre “Alugar casa nos EUA- Esclarecendo as dúvidas.

  1. Olá Juliana, Como vai?
    Achei seu BLOG e não acreditei… estou de mudança justamente pra Michigan em abril 2017, meu marido foi transferido…
    Suas dicas estão me salvando! Tirando quase toda a minha ansiedade… muito grata à você! Tudo tão explicadinho… tudo tão claro… Muito legal! Parabéns! Tenho dois filhos (5 e 7 anos quando mudarmos)… Seu post sobre o primeiro dia de aula… me vi ali no seu texto! rsrsrsrsr… muito legal!
    A Bia é a nossa corretora, que coincidência! Estivemos em Michigan em outubro para fechar o contrato de trabalho do meu marido e uma amiga brasileira nos apresentou à Bia!
    Enfim, estou “consumindo” todos os seus posts e muito FELIZ por ter achado seu Blog.
    Parabéns pelo trabalho que faz aqui… ajuda muito!
    Beijo e quem sabe “ate breve”!
    Paula Camanho

    Curtir

      1. Oi Juliana, to adorando mesmo o seu blog! MUITO LEGAL! Me ajuda muito! Quando estivemos ai visitado escolhemos Novi por ser proximo de onde meu marido irá trabalhar (o escritorio dele é em Farmington Hills). Em março voltamos para realmente alugar a casa… ai vamos ver o que tem disponivel e onde… e em abril chegamos com as crianças. Dá um “frio na barriga”… ahahahaha… Seria muito legal te conhecer! Já percebi lendo o Blog que vocês chegaram, moraram em um local e se mudaram, né? Porque vocês mudaram? Onde você mora é legal? A escola é legal? Temos que “escolher” a casa pela escola… Legal demais falar com você! Agradeço a sua atenção! Beijo!!!

        Curtir

      2. Oi!!! Estamos quase….. (frio na barriga!!) inicio de Abril estaremos ai… Agora em março vou eu e meu marido passar uma semana pra ver a casa, moveis, conta banco e coisas do trabalho dele… e outras coisas que imaginamos ser importantes no inicio… é tudo tão novo… mas estou animada! Quem sabe a gente se encontra, né? Agradeço a ajuda com o Blog! Beijo!

        Curtir

  2. Se eu fizer um pagamento de uma caução para garantir uma futura locação de imovel e depois eu desistir da locação, terei que pagar todo o valor do contrato mesmo sem iniciar a locação?

    Curtir

  3. Oi Juliana, obrigada pelas informações, achei muito bacana seu blog. Estou morando nos Estados Unidos há 2 meses, meu contrato é de 10 meses, só que tive problemas sérios no Brasil e precisarei voltar antes do término do contrato. Meu condomínio me da a opção de repassar o contrato para outra pessoa, mediante a pagamento de algumas taxas… Estou a procura de alguém, mas caso não encontre eu gostaria de saber o que pode acontecer comigo por romper o contrato e deixar o país?
    Obrigada

    Curtir

  4. Olá Juliana, tudo bem?
    Meu nome é Karina e meu marido está trabalhando para uma empresa americana. Nós estamos aguardando o visto e possivelmente nos mudaríamos para Michigan em 2023.

    Como o post sobre alugueis de casas é de 2016, gostaria de saber se as informações ainda são validas. Poderia me ajudar?

    Curtir

    1. Oi Karina tudo bem?
      O mercado imobiliário mudou muito por aqui nos últimos anos, principalmente depois da pandemia.
      Você pode ter um valor mais real de aluguel entrando em sites como o Realtor ou Zillow.

      Abraços
      Juliana

      Curtir

Deixe um comentário