Solicitar passaporte brasileiro nos EUA

imagem passporte

* Post atualizado em abril de 2023

Nos últimos 2 anos voltamos a ter o CONSULADO ITINERANTE aqui em Michigan, na cidade de Troy, o que facilita muito para nós brasileiros que moramos distante de Chicago, onde fica a nossa jurisdição. Aproveitei a oportunidade semana passada para renovar o passaporte do meu filho mais velho.

O procedimento é o mesmo da solicitação via correio isto é, tem que fazer todo o procedimento via internet através do Portal o E-consular, submeter formulário, foto  e documentos necessários escaneados e aguardar a confirmação via e.mai ldo consulado que está tudo ok.

Após receber esta confirmaço do consulado, entrar novamente no E-consular para agendar a data e horário em que voce juntamente com a criança terá que comparecer no local do consulado itinerante com toda a documentação solicitada em mãos, incluindo envelope pre pago USPS express para envio do novo passaporte e a taxa de pagamento (money order que voce solicita no próprio correio)

Cabe lembrar que no caso de menores de idade, o mesmo deve estar acompanhado de ambos os pais.

Todas informações estáo no site do Consulado Brasileiro de Chicago. Na página do Instagram (@cgbrasilchicago) do consulado também tem bastante informação a respeito incluive a divulgação das datas do consulado intinerante aqui na região do meio oeste americano.

Uma outra informação é que a parti de 2024 será obrigatório apresentar CPF ativo para solicitar servicos consulares, inclusive das crianças.

*Post atualizado em 9 de março de 2018

Dependendo do tempo em que você mora aqui nos EUA, uma hora o seu passaporte brasileiro vai vencer e você terá que renová-lo, já que não dá para ficar em um país no qual você não é cidadão com o passaporte vencido. Normalmente é mais fácil aproveitar uma visita ao Brasil para fazer a renovação do passaporte (que agora é válido por 10 anos), porém as vezes não dá para ir para o Brasil fazer essa renovação, neste caso temos que nos dirigir a um dos Consulados Brasileiros que tem aqui nos EUA.

Aqui no estado de Michigan não temos nenhum Consulado Brasileiro, as vezes o consulado itinerante passa por aqui, mas como ele não venho para Michigan desde que chegamos, tivemos que ir até a cidade de Chicago, no estado vizinho de Illinois, onde está localizado o Consulado Brasileiro mais próximo, para fazer a renovação do passaporte.

Você não é obrigado a ir até o consulado para solicitar um novo passaporte, esta solicitação pode ser feita pelos correios.

O site do Consulado Brasileiro em Chicago tem todas as informações necessárias e é bem explicativo, e minhas dúvidas foram respondidas rapidamente via email (passaporte.chicago@itamaraty.gov.br).

No site você terá que preencher o formulário de requerimento de passaporte comum (RER) e enviar os documentos solicitados digitalizados (não se esqueça de anotar o seu código de recuperação)

Site do Consulado Brasileiro de Chicago aqui.

Não é necessário agendar o atendimento. O atendimento é feito por ordem de chegada e todos os documentos necessários tem que estar em mãos para não perder a viagem. Se você optar em solicitar o seu passaporte no balcão do consulado, não é necessário retornar em 15 dias para retirá-lo, a entrega pode ser realizada via correio, não se esqueça de levar um envelope express do post-office pré-selado, endereçado e com treaking number no dia da solicitação para o retorno dos passaportes (o passaporte antigo fica retido no Consulado, mesmo ainda válido e com o seu visto americano nele, ele retorna para você junto com o novo passaporte).

Também é necessário levar um “Money Order” emitido na própria agência dos correios no valor de $120,00 dólares para pagar pelo novo passaporte (para menores o valor é de $40 dólares para crianças de 0-4 anos e de $80,00 dólares para de 5-18 anos). O Consulado brasileiro não aceita dinheiro, cheques pessoais ou cartão de crédito.

Optamos de ir no domingo para Chicago para fazer a solicitação do passaporte na segunda-feira pela manha no consulado. Ficamos hospedados bem no centro próximo ao Consulado. Os hotéis de Chicago são caros e os do centro mais caros ainda, mas como entramos no domingo conseguimos uma boa tarifa no booking.com. A vantagem de ficarmos hospedados praticamente ao lado do consulado foi que economizamos em estacionamento (pagamos somente uma diária do estacionamento do hotel) e evitamos pegar o congestionamento de Chicago caso ficássemos hospedados afastados do centro.

Como estávamos com todos os documentos solicitados em mãos, o processo dentro do Consulado Brasileiro foi bem rápido, os atendentes não são exemplos de simpatia mas efetuaram o trabalho com eficiência e em 15 dias úteis o novo passaporte brasileiro chegou via correios em nossa casa com o passaporte antigo junto.

Documentos Necessários

– Passaporte anterior
– Recibo de Entrega de Requerimento – RER

– Comprovante da identidade e naturalidade

– Comprovante da nacionalidade

– Alistamento Militar, para homens entre 18 e 45 anos de idade
 – Uma Foto recente, no tamanho 2”x2” (tamanho passaporte americano) – Dica: para quem é sócio do COSTCO eles tiram foto para passaporte por $5 dólares 4 fotos! Em qualquer outro lugar como na CVS, eles cobram mais de $30 dólares para tirar foto de passaporte!

– Taxa consular (Money Order expedido pelo correios americano USPS)

exemplo do Money Order
Solicitação via CORREIOS
O prazo de validade do passaporte solicitado via correios  é o mesmo se solicitado pessoalmente (10 anos para maiores de 18 anos e 5 anos para menores de idade). Os documentos necessários são os mesmos descritos acima com a diferença que como o formulário de solicitação RER não será assinado na frente do agente consular é necessário solicitar a assinatura e o carimbo de um notário público no formulário.
É necessário colocar TODOS os documentos ORIGINAIS solicitados, inclusive o Money Ordem, dentro de um envelope do USPS Express (selado e com treaking number). Colocar ainda DENTRO deste envelope um OUTRO envelope USPS express também selado, com treaking number e endereçado para você como envelope de retorno para que o Consulado possa devolver os seus documentos junto com o novo passaporte (pode dobrar este envelope vazio para que ele caiba dentro do primeiro envelope).
Para MENORES de idade
Além de todos os documentos acima, é necessário anexar a Autorização para solicitação de passaporte para menores (está disponível no site do consulado), a qual deve ser assinada por ambos os pais e ter a assinatura e o carimbo de um notário público. Se estiver solicitando pelo correio, tanto esta Autorização como a RER, além da assinatura e carimbo do notário DEVEM ter o Certificate The Authorithy (Appostille) que é emitido pela Secretary of State. É só levar esses dois documentos já assinados pelo notário e solicitar o Certificado (custa $1 dólar cada).
Abraços

Juliana

Todos os textos desta página são de direitos autorais da autora Juliana Fontes.
A cópia de tais textos é proibida por lei. Fique à vontade para compartilhar e divulgar o blog mas não copie e cole

17 comentários sobre “Solicitar passaporte brasileiro nos EUA

  1. Oi Juliana.
    Mas se você só pode votar para presidente, quando mora no exterior, como fica a certidão de quitação eleitoral? Como vocês comprovam que não puderam votar para governador e prefeito, por exemplo?
    Abraços!!!

    Curtir

    1. Oi Daniela.
      Se voce fez a transferencia do seu titulo de eleitor para o exterior, voce só é obrigado a votar ou justificar nas eleicoes para presidente.
      Se o seu titulo continua domiciliado no Brasil voce é obrigado a justificar o voto em todas as eleicoes para manter a sua situacao eleitoral em dia (neste caso a Justica eleitoral nao sabe que voce esta morando no exterior).
      A justificativa é bem simples, é só imprimir e preencher o formulario de justificativa eleitoral no site do TRE, anexar uma copia do seu passaporte, e do titulo de eleitor e enviar para o seu cartorio eleitoral no Brasil via fedex. Caso nao justifique voce pode regularizar a sua situacao eleitoral quando retornar ao Brasil ou em algum consulado brasileiro no exterior.

      http://www.tre-sp.jus.br/eleitor/justificativa-eleitoral-1

      Abracos

      Curtir

  2. ola Juliana.
    Eu nao tenho todos os meus documentos comigo. Meu passaporte venceu em 2014 e eu quero visitar minha familia este ano, mas eu so tenho minha certidão de nascimento e meu velho passaporte, o resto são meus documentos americanos. Como faço pra tirar minha certidão de quitação eleitoral? Comprovante de identidade e naturalidade seria minha carteira de identidade brasileira?( como faço pra tirar uma?

    Curtir

    1. Ola Sula,
      A sua quitação eleitoral você consegue no site no tribunal eleitoral (deixei o link ai em cima no post) . As outras dúvidas vc pode tirar entrando em contato por email com o consulado brasileiro aqui nos EUA mais próximo de vc, eles irão te passar certinho as informações que você precisa (passaporte.chicago@itamaraty.gov.br).

      Abraços

      Juliana

      Curtir

  3. Ju, boa noite.
    A justificativa do voto pode ser realizada mesmo depois dos 60 dias? Nao votei em Outubro do ano passado pq ja estava aqui em Dallas e agora nao como fazer pra renovar meu passaporte brasileiro. Nao precisa pagar a multa?!

    Curtir

  4. E se no caso a pessoa que tem o passaporte vencido estiver nos Estados Unidos “ fora de status”, vulgo ilegal, como que faz para tirar um novo passaporte? É possível? Seria muito arriscado? Ser deportado e tal?

    Curtir

  5. O passaporte da minha filha está expirado e quero tirar outro mas não posso, porque o pai dela mora no Brasil e tenho que ir ao Brasil o mas rápido possível, tem possibilidade de ela viajar com o passaporte expirado e renovar o passaporte no Brasil comigo e o pai dela íamos juntos tirar

    Curtir

  6. Olá! Tivemos nosso visto h1b aprovado. Porém, a data de expiração do passaporte não equivale aos três anos de visto. Vence no ano que vem. Estamos na dúvida de renovar agora e ir com um
    novo passaporte e o antigo com o visto, já que seria a primeira entrada como h1b. Ou se viajamos com o atual e renovamos lá, pelo que li parece simples. Se viajarmos com o atual com o visto, será que podem diminuir o tempo de permanência devido à expiração? Pq o carimbo do último ano é dado na entrada, né?

    Curtir

    1. Oi Mila, se puderem já ir com o passaporte novo é melhor, pois se vencer no ano que vem o seu I-94 também vai expirar junto com o passaporte e dai vc vai ter que sair e reentrar nos EUA para ter um outro I-94 ou entrar com um pedido para extensão do I-94.
      Venham com os 2 passaportes, o antigo com o visto e o novo onde vai ser carimbado a data do I-94, na tem problema nenhum.
      Abraços !
      Juliana

      Curtir

Deixe um comentário