TEM CHEIRO DE OUTONO NO AR…

Setembro chegou e mais um outono se incia em Michigan. A mudança da coloração das folhas das árvores durante esta epoca do ano é encantadora, ainda mais para nós brasileiros que não temos este tipo de mudança tão marcante e tão colorida no Brasil.

A mudança na paisagem começa tímida no final de Agosto onde as folhas que estão nas pontas mais altas das árvores começam a mudar suavemente de cor. O verde das folhas começa a dar lugar para um tom mais avermelhado o que, em um primeiro momento traz um certo desespero pois é o sinal de que o verão está chegando ao fim.

No inicio do  mês de Setembro ainda temos muito verde, mas algumas árvores mais sensíveis as mudanças de temperaturas começam a ficar mais amareladas ou avermelhadas. Alguns tipos de árvores mudam de cor em tempos diferentes, algumas mais no começo de setembro e outras mais para o final do mês de Outubro. 

No meio do mês de Setembro as mudanças nas cores das árvores começam a ficar bem nítidas, o ar mais fresco e os dias mais curtos.

O pico de cores é entre a segunda e a terceira semana de Outubro (na Upper península de Michigan começa antes), e no final de Outubro, basta chegar a primeira noite com geada para as folhas começarem a caírem pelo chão como se fosse uma chuva colorida.

A mudança é muito rápida. Depois que a árvore atinge o pico de coloração, aproximadamente duas semana depois as folhas já começam a cair, o que não deixa de ser um outro espetáculo em ver o chão todo coberto de folhas coloridas!  É até pecado varrer ou limpar a calçada.

Nos últimos dias de outubro a maioria das árvores já perderam aquela coloração vibrante e as folhas que restaram na árvores estão no tom do amarelo queimado para o marrom.

No mês de Novembro as cores já se despedem, restando apenas as folhas secas e marrons pelo chão.

Esta mudança na paisagem acontece de uma maneira tão rápida que é como ver um filme em time-lapse pela janela da sua casa. Cada dia a paisagem está de um jeito.

No final de Novembro praticamente todas as folhas ja caíram e o ciclo se encerra com a celebracao  do Thanksgiving, o feriado familiar mais importante aqui nos EUA.

OUTONO E SENSORIAL

O Outono para mim é também o “mês sensorial” do ano pois, além das mudanças nas cores das folhas que passam do verde para o vermelho, laranja, amarelo e marrom, tem também o cheiro de canela, maçã e de abóbora pelo ar;

Tem as folhas balançando com o vento e caindo das árvores, formando aquele tapete natural colorido no chão;

Tem o barulho que as folhas fazem quando andamos sobre elas. E quem é que não resiste em juntar um punhado de folhas com as mãos e jogá-las para cima fazendo um chuva de folhas coloridas digna de um filme?

E é claro, tem inúmeras atividades exclusivas do Outono, as quais eu fui conhecer e aprender a curtir depois que me mudei para Michigan.

“I’m so glad I live in a world where there are Octobers -L.M.Montgomery “

O QUE FAZER DURANTE O OUTONO

  • Visitar uma plantação de abóbora e de maçãs (cider Mills) e comer donut de açúcar com canela com cidra de maçã, tipo um chá quente de maçã que me lembra muito o nosso quentão do Brasil só que sem o álcool.

  • Levar as crianças em um corn maze, que é um labirinto feito em um milharal, normalmente tem nas fazendas das plantações de maçãs ou abóboras.

  • Passear de carro pelas estradas arborizadas “do interior” para ver as cores das árvores. A mais famosa aqui em Michigan é a M-119 entre Cross Village e harbor Springs na região de Petoskey

  • Outros lugares incriveis para ver as cores do outono e a regiaoa da Sleeping Bear Lakeshore, a cidade de Mackinac Island, fazer uma viagem para o Tahquamenonfalls State park e o Picture Rocks National Lakeshore

  • Fazer sessões de fotos em família nos parques. É muito comum contratar fotógrafos profissionais para fazer este tipo de ensaio fotográfico, fica lindo!

  • Decorar a casa com as cores do outono e para o Halloween.

  • Fazer “carving” nas abóboras transformando-as no Jack O’ Lantern.

AS PROTAGONISTAS DO OUTONO

Diferente da primavera onde as flores dão um show colorindo aquela paisagem sem graça que o inverno deixou, no outono as arvores com a mudanca das cores das suas folhas são quem dominam o espetáculo.

Algumas das especies responsáveis por este show ssão típicas de regiões mais frias como Michigan, entre elas as Oaks Trees e as Maple Trees.

Nos meses de setembro e outubro as temperaturas começam a cair durante a noite, ficando próximo do zero graus Celsius e os dias ficando mais curtos e com menor incidência de luz solar  o que faz acelerar o processo de “descoloração” das folhas.

As folhas vão perdendo a clorofila, elemento que é o responsavel pelo tom verde das cores e com isso os tons de amarelo, laranja e vermelho começam a aparecer.

Com certeza o Outono é a estação do ano mais linda e se você puder planejar uma viagem durante esta época, terá lindas memórias e fotos maravilhosas!

Abraços

Juliana Fontes

Apoie o blog

Com o valor de um cafezinho voce me ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade aqui no blog. Obrigada!

US$ 5,00

Click here to purchase.

© [2024] [Juliana P. Fontes]. Todos os direitos reservados. Este e todos os textos deste blog sao protegidos por direitos autorais. Qualquer cópia, reprodução ou alteração sem autorização expressa do autor é proibida por lei.

Deixe um comentário