Lugares imperdíveis de Michigan

E é verão em Michigan!!! Temos que comemorar pois depois de 6 meses de frio e quarentena devido ao Coronavírus e que mais queremos no momento é aproveitar o clima quente do lado de fora!

Porém este ano, teremos que nos reinventar e aprender a curtir o verão que está por vir de uma maneira diferente, já que devemos evitar aglomerações. Por sorte Michigan é um estado com muitos parques e natureza o que nos dá muitas possibilidades de atividades outdoor durante os meses de verão.

E já que por enquanto viajar “in person” está limitado, vamos viajar virtualmente por alguns lugares bem bacanas de Michigan juntos?

HOLAND

Está foto foi tirada em 2017 na cidade de Holland aqui em Michigan, onde nesta época do ano estaria acontecendo o tradicional Tulip Festival.

A cidade fica linda com as cores das tulipas espalhadas por ela, além das barraquinhas de comidas e artesanatos. Para quem nunca foi, fica aqui esta dica de passeio para a primavera de 2021.

TAHQUAMENON FALLS

E nesta segunda foto da nossa viagem virtual por Michigan está uns dos “must-see places” de Michigan: o Tahquamenon Falls State Park que fica localizado na Upper Península. Estivemos lá em 2015 e a atração principalmente deste parque é o Tahquamenon River com as suas duas cachoeiras.

Não crie expectativas de que você vai encontrar quedas d’água enormes, elas são pequenas (principalmente se o seu padrão de cachoeira for Niágara Falls ou Foz do Iguaçu) mas o lugar é muito bonito, vale muito a pena visitar e encaixar junto com uma viagem à Pictured Rocks.

Fomos no mês de Junho e ainda estava friozinho por lá. Os meses de Julho e agosto são os melhores no quesito temperatura mas se eu pudesse escolher uma época para ir, eu escolheria o final do mês de Setembro, pois este lugar com as cores do outono deve ser espetacular!!

SILVER LAKE

Dunas em Michigan? Sim, nós temos, várias por sinal e um dos lugares mais legais com dunas por aqui é em Silver Lake.

Todos os anos incluímos Silver Lake Sandy Dunes nas nossas férias de verão aqui em Michigan pois, além de ter várias opções bacanas de campgrounds, tem atividades para todos os gostos e idades. Tem prainha calminha com playground praticamente na areia para as crianças, tem praia com onda e farol de frente para o lago Michigan (sim é lago, sim parece mar, sim a água é gelada).

Tem trilhas, pista de kart, possibilidade de locar barco, jet ski, caiaque e para os aventureiros, a cereja do bolo de Silver Lake é que você mesmo pode dirigir um veículo 4X4 nas dunas que pode ser o seu veículo ou um locado no local.

Uma dica que vale para todos os destinos de verão aqui em Michigan: façam a reserva da sua hospedagem com antecedência! Tudo aqui lota no verão, para terem uma idéia, fizemos a reserva no campground do Silver Lake state park para o mês de Julho em fevereiro deste ano. Os hotéis aqui também lotam, principalmente nestes destinos mais procurados nos meses de verão.

MACKINAC ISLAND

O destino de hoje é Mackinac Island, uma pequena ilha que fica bem na divisa entre a Lower e a Upper península daqui Michigan.

É um lugar bem bonito e diferente para se conhecer, começando que por lá não circulam carros. Para se chegar na ilha é necessário deixar o carro em Mackinaw City e pegar um ferry boat. Por lá os únicos meios de transporte são as charretes puxadas à cavalo ou bicicletas, muitas bicicletas!

O passeio mas bacana para se fazer por lá é dar a volta inteira na ilha de bike e ir parando pelo caminho para apreciar a vista e até fazer um picnic improvisado (com o que couber na mochila, pois você estará de bicicleta). A cidadezinha é repleta de casarões antigos, muitos deles transformados hoje em pousadas estilo bed&breakfast ou em restaurantes.

Uma curiosidade: o filme “Somewhere in time” (“Em algum lugar do passado” em português) de 1980 com o Christopher Reeve, foi filmado lá no Grand Hotel Mackinac Island.

PICTURE ROCKS

Picture Rocks National Lakeshore Park fica localizado na cidade de Munising na upper peninsula de Michigan. A maior atração do lugar é fazer o passeio de barco para apreciar as formações rochosas que se formam as margens do Lake Superior (o maior dos 5 grandes lagos)

Estivemos lá no final do mês de Junho de 2015 e pegamos dias de chuva e frio em

Pleno verão de Michigan mas tivemos a sorte de fazer o passeio de barco um pouco antes do tempo fechar por lá. Se você puder escolher o ideal é fazer este passeio no final da tarde para pegar o sol batendo nos paredões rochosos e conseguir ver os diferentes tons de minerais nas rochas.

A estrada (H58) que vai de Munising até Grand Marais é repleta de pontos de parada para acessar praias, cachoeiras e mirantes com vista para as Pictures Rocks.

Não se esqueçam de pegar o mapa no visitor center e de levar muito repelente (brinco que os mosquitos de lá não picam, mordem). E da para aproveitar esta viagem e dar um pulinho na cidade de Marquete que fica bem pertinho de Munising.

PETOSKEY

Petoskey é uma daquelas cidadezinhas de Michigan que todo mundo deveria conhecer. Ela está localizada na região conhecida como little traverse, um lugar lindo no quesito natureza principalmente durante o verão e o outono. Tanto em Petoskey como em toda a região a sua volta tem muita coisa para fazer em todas as estações do ano.

No verão a dica é curtir a praia do Petoskey state park, passear no final de tarde no Bayfront Park, tomar sorvete no centrinho e jantar em um dos restaurantes charmosos da cidade.

No outono um passeio imperdível é percorrer o trecho da estrada M119 entre Harbor Springs e Cross Village conhecido com “Tunnel of Trees”. É lindo, principalmente se você conseguir pegar a época do pico das cores do outono (primeira quinzena de outubro). Não deixe de dar uma parada na Pond Hill Farm, que durante o outono fica repleta de abóboras e dá para comer donuts de canela com suco de maçã em volta da fogueira ou tomar uma taça de vinho produzido no local.

Durante o inverno, para quem gosta de esportes na neve como ski e snowboarding o Boyne Mountain Resort fica bem pertinho de Petoskey e é lá que fica o Avalanche Waterpark, considerado o maior parque aquático indoor de Michigan.

Como sempre, programem a viagem com antecedência para garantir hospedagem na região. Não deixe de passear em Charlevoix que também é uma gracinha e de “caçar” a sua Petoskey stone.

TRAVERSE CITY

Traverse City e a Leelanau Peninsula é um dos destinos de “praia” mais concorridos durante o verão aqui em Michigan.

Além das praias e do centrinho repleto de lojas, restaurantes (não deixem de experimentar a torta do Grand Traverse Pie Company), tem muita coisa para se fazer por lá como trilhas de bike, passeios de barco, cervejarias e o histórico The Village Grand Traverse Commons. No mês de Julho tem o Festival da Cereja e em Novembro a Beer Week.

Pelos arredores de Traverse, uma sugestão de passeio é ir de carro no sentido Leland (M22) beirando o Leelanau lake. Depois de passear por Leland, que é uma gracinha, seguir viagem até a ponta da península no Leelanau State Park e na volta vir por Northport. Outra dica de passeio é fazer um tour pelas vinícolas na chamada Old mission peninsula (M37)

E vale lembrar que Traverse está a apenas 40 minutos do Sleeping Bear Dunes National Lakeshore.

SLEEPING BEAR DUNES NATIONAL LAKESHORE

Sleeping Bear Dunes National Lakeshore é para mim o destino mais imperdível de Michigan! É um lugar que todos que moram aqui em Michigan tem que visitar pelo menos uma vez na vida e uma ótima opção de viagem para surpreender as visitas durante o verão!

O parque cobre uma área de aproximadamente 56 km margeando a costa do lago Michigan, com diversas trilhas para bike e hiking, canoagem em rios cristalinos, praias, florestas e dunas. Você encontra também vilinhas históricas como Glen Haven (tem um Museu marítimo por lá) e o Port Oneida Historic Farm. O visitor center fica localizado em Empire e eu indico fortemente dar uma passada por lá antes de começar a explorar a região e ainda tem um pequeno museu no local contando um pouco da história e geografia do lugar.

Glen Arbor é outra cidadezinha charmosa que fica dentro da área de Sleeping Bear e onde você encontra um dos lagos mais azuis de Michigan, o Glen Lake.
Mas com certeza, a atração principal de Sleeping Bear é escalar o “dune Climb” e subir de carro pelo Piercing Stocking Scenic Drive. Terá vários mirantes durante o trajeto de subida mas o último, Dune Overlook (antes de começar a descer) é o lugar de onde você terá uma vista de tirar o fôlego do lago Michigan (até a data de hoje, 24 de Junho, o acesso ao Scenic Drive e às ilhas Manitou continuavam fechados devido ao Covid-19). Também indico fazer a trilha do Empire Bluff no final do dia. O pôr do sol de lá é lindo, dá para ir tranquilo com as crianças e você consegue ter uma outra vista das dunas de Sleeping Bear.
Como opções de hospedagem tem hotéis e bed&breakfast na cidades de Empire e Glen Arbor, algumas opções de campgrounds (concorridíssimos) e casas de veraneio para locar, o que compensa para grupos de amigos. Também vale a pena locar um barco ou jet Ski no Glen Lake para curtir um dia na água e para quem gosta, pescar.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s