Acampando de Trailer

O verão já está se despedindo de Michigan, mas eu não poderia deixar de registrar aqui no blog como foi a nossa experiência acampando pela primeira vez de trailer.

Nós e a nossa “casinha”

Durante os meses de verão é super comum as pessoas acamparem de barraca (tent camp) ou com os chamados RVs aqui em Michigan (abreviacao para Recreational Vehicle, o que seria “veículo recreacional em português). Existem diferentes tipos de RVs como os motorhomes, trailers, campervans, popup camper, truckcampers, etc.

Acampar de RV durante o verão é praticamente um estilo de vida por aqui e as famílias que possuem RV e que acampam com bastante frequência são até chamadas de “camper family”.

Aqui em Michigan temos mais de 130 parques estaduais com áreas próprias para camping, além das dezenas de campings privados. O valor de uma diária em um camping varia entre $30 e $50 dólares e o ambiente é sempre bem familiar e seguro, o que favorece muito este estilo de viagem por aqui.

Tipos de RVs

Optamos por um trailer pois não queríamos nada muito grande (como um motorhome) e por termos uma caminhonete com engate, puxa-lo não seria problema. Na verdade queríamos um até menor, mas não achamos nenhum disponível para a data da nossa reserva no camping.

Tem a opção de locar o RV de empresas de locação ou diretamente com os proprietários particulares que locam seus veículos através de sites como o RVShare e o Outdoorsy. O valor médio de uma diária de um trailer pode variar entre $100 a $200 e vai depender do tipo de trailer, ano de fabricação, estado de conservação e se é alta ou baixa temporada.

Para quem não tem como puxar o trailer e não quer locar um motorhome (devido ao tamanho ou preço por exemplo), tem proprietários que oferecem o serviço de levar e montar o trailer no campground que você fez a reserva.

Nosso trailer montado no site

Acabamos locando o nosso pelo RV share e a experiência foi ótima. O trailer tinha 25 pés de comprimento e estava em ótimas condições, limpo, com todos os acessórios incluídos como utensílios de cozinha, cadeiras de camping, tapete externo e tudo mais. O trailer que locamos tinha beliche para os meninos e uma cama tamanho king (que ficava na parte de traz do trailer que expandia), cozinha, banheiro e um sofá (que virava uma outra cama). A cozinha era equipada com fogão a gás com 3 bocas, forno, microondas e geladeira com freezer. O trailer tem sistema de aquecimento a gás e elétrico.

Retiramos o trailer na casa no proprietário que ficava no caminho para o nosso destino de viagem. Uma boa estratégia é locar o trailer próximo do local do campground pois menos tempo com o seu carro puxando o trailer significa economia de combustível. Além disso, algums proprietários colocam um limite de kilometragem que você pode rodar com o trailer por dia.

No dia da retirada, o proprietário deu uma aula sobre o funcionamento do trailer e como fazer a “montagem” dele no camping. Não é só estacionar e está pronto, tem que abastecê-lo com água assim que chegar no camping, deixar o trailer nivelado no site, desconectar do engate do carro. Olhando parece simples mas na hora de fazer é outra história e convenhamos que manobrar uma caminhonete com um trailer atrás requer uma certa habilidade ao volante. Na hora de ir embora tem que fazer todo o procedimento novamente, só que no sentido contrário e estavaziar o reservatório de água (se sobrou) e de esgoto.

As placas laranjas são usadas para nivelar e estabilizar o trailer no lugar

Nos campings dos States Parks de Michigan a maioria dos sites tem ponto de energia elétrica (30amp) no próprio site (com exceção dos rustics), porém não tem ponto de água (existem pontos de água espalhados pelo campground para uso comum). Existem alguns sites chamados de Full Hookup, que são sites exclusivos para RVs no qual você conecta o seu RV diretamente na rede de água e esgoto do campground, assim ele funciona como uma casa e você não precisa se preocupar com o consumo de água e com o esgoto. Também neste tipo de site, o ponto de energia elétrica tem uma aperagem maior (30 e 50-amp) para suportar, principalmente, o sistema de ar condicionado dos RVs grandes.

Resumindo:

Site Full Hookup : tem energia, água e esgoto no próprio site.

Site Parcial Hookup: tem energia e água no próprio site mas não tem acesso para esgoto

Black Water: é água proveniente do vaso sanitário do banheiro do RV

Gray water: água proveniente da pia e do chuveiro do RV

Mas como nos states parks é difícil conseguir estes sites, ficamos no mesmo tipo de site de quando acampamos de barraca. Assim que chegamos no camping abastecemos os tanques com água potável e controlamos o consumo para ela durar os três dias de acampamento. Se água acabar antes, tem que reconectar o trailer na caminhonete e leva-lo novamente até a Dump station para reabastece-lo com água novamente. Na hora de ir embora, esvaziamos o tanque de esgoto (sewer tank) antes de pegar a estrada.

Para quem quiser saber como é uma dump station, este trechinho do filme RV mostra de uma maneira bem engraçada.

Nem preciso dizer que as crianças adoraram o trailer, é como estar dentro de uma mini casa. O conforto de dormir em uma cama e ter um banheiro privado é, para mim, principal vantagem de se acamapar de RV, mas com certeza vamos continuar acampando de barraca durante os meses de verão e locaremos um RV novamente para algum camping “mais especial” e esta também é uma ótima opção para os meses de Setembro e Outubro quando começa a ficar mais frio por aqui.

Estava com saudades de escrever por aqui!

Abraços

Juliana

Siga-nos no Instagram @morarnoseua

Para quem tem interesse pelo assunto, este link mostra os diferentes tipos de campings

Michigan best rustic Campgrounds

https://www.rvtripwizard.com/

3 comentários

  1. Ola Juliana, acompanho seu blog desde ano passado. Um amigo em comum de vcs, que era meu chefe no Brasil, me disse sobre seu blog. Gostei muito das dicas sobre viagem com traillers. Nós pensamos muito sobre isso esse verão, mas com tudo acontecendo ao mesmo tempo, covid, e sendo esse nosso primeiro verão por aqui, acabamos não conseguindo fazer. Mas com certeza faremos no ano que vem ! Continue postando essas dicas, é super bacana ! Um grande abraço, Helbert.

    Curtir

  2. Acompanho este blog desde quando morava no Brasil quando ainda estava tentando alguma maneira de conseguir deixar o Brasil, agora ja estou em Michigan ha mais de 3 anos, interessante esta matéria, ja me inspirou para procurar algo assim para o próximo verão, seria uma experiencia totalmente nova pra toda família, obrigado por compartilhar suas experiencias.
    Alessandre

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s