Melhor época para ver as cores do Outono de Michigan

Pico das cores em Michigan (foto @morarnoseua)

Uma das perguntas que eu mais recebi esta semana foi de quando é a melhor época para ver as cores do Outono de Michigan no seu auge.

A mudança da coloração das folhas das árvores durante o mês de Outubro é encantadora, ainda mais para nós brasileiros que não temos este tipo de mudança tão marcante e tão colorida durante o outono no Brasil. Neste ano de 2018, o pico da coloração ocorreu entre os dias 15 e 30 de Outubro. Na região mais ao norte da Lower Península ocorreu uma semana antes e na Upper Península de Michigan na primeira quinzena do mês de Outubro.

Este ano tivemos dias nublados e com muita chuva justamente nos dias em que as cores estavam no seu auge, o que prejudicou um pouco para quem queria fazer fotografias ao ar livre.

Depois de 5 outonos aqui em Michigan posso dizer que as primeiras mudanças na coloração das cores das árvores, aqui na região em que residimos, começou  a aparecer no final do mês de Agosto (quanto mais ao norte do estado mais cedo começa a mudança das cores).

No final de Agosto as folhas que estão nas potinhas mais altas das árvores começam a mudar suavemente de cor. O verde das folhas começa a dar lugar para um tom mais avermelhado o que, em um primeiro momento, me traz um certo desespero pois é o sinal de que o nosso verão está chegando ao fim.

Foto tirada no começo do mes de Outubro, árvore já bem vermelha mas ainda com alguns “verdinhos” 
 (foto @morarnoseua)

Em Setembro ainda temos muito verde, mas algumas árvores mais sensíveis as mudanças de temperaturas durante a noite começam a ficar mais amareladas. Reparei também que espécies diferentes de árvores mudam de cor em tempos diferentes, algumas mais no começo e outras mais para o final do mês de Outubro. 

É lindo demais!
 (foto @morarnoseua)

É em Outubro  que as cores do outono (que aqui chamamos de Fall) começam a dominar a paisagem, justamente pois é neste mês que as temperaturas começam a cair bem durante a noite, ficando próximo do zero graus Celsius e os dias ficam mais curtos, com menor incidência de luz solar  o que faz acelerar, na verdade,  o processo de “descoloração” das folhas.

As folhas vão perdendo a clorofila, elemento que é o responsavel pelo tom verde das cores e com isso os tons de amarelo, laranja e vermelho começam a aparecer.

Mesma árvore da foto acima na última semana de Outubro (foto @morarnoseua)

A mudanca é muito rápida. Depois que a árvore atinge o pico de coloração de outono, aproximadamente uma semana depois as folhas já começam a cair, o que não deixa de ser um outro espetáculo em ver o chão todo coberto de folhas coloridas ! ( É até pecado varrer ou limpar a calçada).

Olha este chão na noite de Halloween, 31 de Outubro 2018- Lindo demais!
 (foto @morarnoseua)

Nos últimos dias de outubro a maioria das árvores já perderam aquela coloração vibrante e as folhas que restaram na árvores estão no tom do amarelo queimado para o marrom. No meio de Novembro praticamente todas as folhas ja caíram e a natureza entra em repouso para receber a neve durante os próximos meses de inverno para em Abril, com a chegada da primavera, recomeçar novamente todo o ciclo.

Abraços

Juliana Fontes

Todos os textos e fotos desta página são de direitos autorais da autora Juliana Fontes.
A cópia de tais textos é proibida por lei. Fique à vontade para compartilhar e divulgar o blog (citar a fonte) mas não copie e cole.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s