Acampamento com crianças

O verão está chegando novamente aqui em Michigan e para quem nos acompanha aqui no blog, já sabe que somos uma família que adora acampar durante os meses de verão.

Desde 2014 acampamos por aqui com crianças e já acampamos de tudo o que é jeito: de trailer, de motorhome e de cabana mas, o nosso estilo de camping mesmo é de barraca e depois de tantos campings e alguns perrengues já sabemos o que funciona e não funciona em um acampamento, ainda mais quando temos crianças pequenas junto conosco.

Não existe idade mínima para acampar, já vi até famílias americanas com recém nascido acampando de barraca, o importante é seguir o que fica confortável para a sua familia e ter bom senso claro. Aqui em casa o primeiro camping do meu filho mais velho foi quando ele tinha 3 anos (morávamos no Brasil ainda) e o do meu mais novo foi com 1 ano e 3 meses já aqui nos Estados Unidos.

Sob o olhar da criança, acampar é uma super aventura! Desde de os preparativos, a compra dos equipamentos, o planejamento da viagem em si e claro, só de imaginar em dormir dentro de uma barraca com lanternas ao ar livre é o pico da animação para elas.

Agora para os pais…um monte de preocupações começam a surgir, principalmente com relação à alimentação, hora do banho e imprevistos que podem acontecer. Por isso resolvi escrever este post com algumas dicas e como amenizar os perrengues para que acampar com os pequenos se torne uma aventura em família inesquecível neste verão!

A primeira dica que eu vou dar é RELAXE e SIMPLIFIQUE !!

Acampar é sair totalmente da rotina, então esteja disposto a não se prender aos horários e evite levar coisas em excesso. Se faltar alguma coisa sempre se acha em um mercadinho local ou até um Walmart por perto (afinal estamos no EUA)

No primeiro camping do Thomas levei o cercadinho,
mas ele nao usou muito entao nunca mais levei

OS PREPARATIVOS

Primeiro de tudo, se for acampar em um State Park aqui em Michigan, reserve o seu site com antecedência, pois aqui em Michigan os campings lotam no verão! Os meus eu começo a reservar em fevereiro/ março, assim que os sites começam a ser liberados no site do DNR. Nos campings privados tipo KOA ou Yogi Jellystone é mais fácil encontrar sites, mas também não deixe para a última hora pois corre o risco de não achar site disponível.

Quando for escolher o seu site de preferência para os que ficam em áreas arborizadas para evitar o sol direto na barraca (normalmente está descrito na descrição do site se tem “shade” ou se é “full sun”).

Olhe no mapa onde fica a localização dos banheiros e escolha um site que não fique muito distante do mesmo, mas evite o que fica logo ao lado dos banheiros pois fica muita gente passando na frente. Também evite os sites que dão fundo para a estrada por causa do barulho dos carros passando durante a noite.

Vou falar aqui especificamente sobre acampar de barraca, que é o estilo mais tradicional de acampar e o que jeito que acampamos com maior frequência.

  • A escolha da barraca é muito importante, afinal é onde a sua familia vai dormir toda juntinha. Escolha uma que seja fácil de montar e para um número maior de ocupantes do que o necessário, isto é, se vocês são uma familia de 4 pessoas, compre uma barraca para no mínimo 6 pessoas. É importante que sobre espaco extra após os colchões inflados para acomodar as malas com roupas por exemplo.
  • Observe também a altura da barraca, escolha as mais altas para que você consiga ficar em pé dentro dela, o que facilita muito com as crianças.
  • Se a barraca tiver uma área coberta na frente ajuda para deixar os sapatos do lado de fora.

Para quem gosta de acampar e quer investir em uma barraca
super facil de montar, esta da Gazelle e tipo Pop-up

  • Antes de montar a barraca, observe bem a área do seu site no campground e escolha um lugar em que o chão esteja mais plano para montar a sua barraca. Remova do chão pedras e galhos antes de montar a barraca. Observe as árvores e a posição do sol para tentar deixar a barraca na sombra.
  • Caso tenha chovido observe as marcas que água fez no chão e o caminho que a água corre e evite colocar a sua barraca onde tem sinais de que água empoça. Também observe a barraca do site vizinho e evite por a porta da frente da sua barraca virada para a área do fire pit do vizinho, para manter um pouco a privacidade.

  • Leve uma lona (tarp ou tent footprint) para colocar embaixo da barraca, ela irá proteger a base da sua barraca dos debris do chão e promover um isolamento evitando que o chão da barraca fique úmido, mas lembre-se que ela não pode ficar maior que a base da barraca (para fora), pois em caso de chuva a água vai escorrer para baixo da sua barraca fazendo o efeito contrário do desejado. Se tiver espaco no carro leve uma lona extra, de preferência que tenha os orificios nas extremidades para passar uma corda e cobrir a barraca em caso de chuva (e cordas extras)
Normalmente é assim que fica a configuração da nossa área de camping (temos 2 tendas).
Reconsiderando simplificar pois nestes anos todos acampando já temos coisas demais!
Tarp para colocar embaixo a barraca é essencial e um extra para cobrir a barraca
em caso de chuva também é recomendado
  • Colchões infláveis e saco de dormir ou cobertores são essenciais pois sempre esfria durante a noite e para quem gosta, travesseiros também, mas lembre-se de simplificar a sua vida e não leve excesso de roupa de cama. Sobre toalhas é sempre bom levar extras, ainda mais se no local tiver lago ou piscina, mas evite as grandonas ou muito grossas, pois ocupam muito espaço. Não se esqueça da bomba elétrica para inflar os colchões!!
  • É importante ter um cooler de boa qualidade que conserve bem a temperatura dos alimentos que precisam de refrigeração. Para quem quiser investir, tem geladeiras/freezer elétricos portáteis para camping, o que facilita por não precisar ficar comprando gelo.
  • Fogareiro e grill são importantes para o preparado das refeições e não se esqueça de levar gás extra.
  • Para facilitar a sua vida e evitar ter que ficar lavando louça, leve tudo o que puder descartável como pratos, talheres e copos e de preferência em papel pois são degradáveis (evite itens de plástico )
  • itens básicos que não podem faltar: sacos de lixo, muito papel toalha, lenços umedecidos, acendedor/fósforo, álcool para acender o fire pit, espetos para fazer smores, temperos tipo sal, azeite, cadeiras dobráveis, um tapetão tipo esteira para colocar na frente da barraca, duas extensões grandes, uma extensão com soquete para lâmpada ou um lampião a bateria para iluminar a mesa durante a noite, lanternas, martelo para prender as estacas da barraca no chão, cordas extras, pano de prato, galão de água , um contêiner para poder lavar a louça, toalha de mesa retangular grande de preferência impermeável, detergente e esponja.

  • Se tiver espaço no carro recomendo uma tenda extra para colocar sobre a mesa, o que proteje do sol e da chuva e evita de ficar caindo folhas das árvores na comida
  • Farmacinha com remédios para dor/febre, antialérgico, pomada para picada de inseto tipo Afterbite, pomada para Poison Evy, antisséptico, BandAid, Protetor solar e REPELENTE!!
Quando tem previsão de chuva, deixamos sempre a mesa com a tenda na frente da barraca.

ALIMENTAÇÃO NO CAMPING

Esqueça a rotina e o horário das refeições de casa e procure manter o cardápio o mais simples possível. Dois ou três dias sem ter uma alimentação balanceada com todos os grupos alimentares não faz mal para ninguém. Foque em snacks durante o dia e uma refeição maior no final da tarde (jantar)

Recomendo:

  • frutas fáceis de comer como maçã , banana e uvas
  • Tomatinhos e mini cenouras (dá para comer cru)
  • Leve uma torta de legumes ou de frango já pronta de casa
  • Macarrão com molho pronto
  • Ovos são sempre uma ótima opção
  • Sanduíches (pão de forma com frios ou com patê de atum por exemplo)
  • Para o jantar aposte em noite do hambúrguer/hotdog. Se houver uma pizzaria próxima do campground, pegue umas pizzas e faça a “noite da pizza “ ao redor da fogueira, as crianças vão amar (e pizza se come com as mãos por aqui)
  • Se tem grill, churrasco é uma opção para um almoço/jantar
  • E não pode faltar S’mores na fogueira após o jantar
  • Se a criança ainda usa mamadeira, leve mamadeiras extras pois não terá microondas para estereliza-las e também para evitar de ter que ficar fervendo água para higieniza-las. Se você é da turma do “lavou com sabão” está limpo então não tem que se preocupar com isso.
  • Não são todos os campings que tem área com pia designada para lavar a louça e não é permitido lavar louça nos pontos de água do campground então você terá que pegar a água limpa e levar para o seu site para lavar a louça. Retire todo o excesso de comida das panelas com um papel toalha antes de lava-las e descarte a água suja dentro do fire pit (é o que eu costumo fazer)
  • No final do dia retire todo o lixo e feche bem o saco de lixo. Se não der para levar até a área onde ficam os containers para o lixo guarde o saco em algum lugar onde nenhum bicho possa vir durante a noite e rasga-lo (dentro da caçamba da caminhonete se você tiver uma por exemplo).
  • Não deixe os alimentos sobre a mesa quando não estiverem usando e muito menos durante a noite (os racoons vão fazer a festa). Guarde tudo dentro das caixas plásticas e de preferência guarde a caixa dentro da barraca (se tiver espaço) ou dentro do carro.

HORA DO BANHO

  • Verifique os horários em que é realizada a limpeza dos banheiros, usar o banheiro logo depois deste horário é garantia de banheiro limpinho.
  • Prepare uma necesserie com o mínimo de coisas possíveis para levar com você na hora do banho: shampoo do tipo 3 em 1 que serve tanto para lavar o cabelo como o corpo, escova de cabelo, pasta de dente para a família, as escovas de dente e uma toalha de rosto é o sufiente.
  • Evite sabonete em barra pois é fatal que vai cair no chão
  • Leve a troca de roupa para o banheiro, chinelo e 2 toalhas (1 para se secar e outra para colocar no chão). E também um saco para colocar a roupa suja.
  • Pai ou mãe com a criança dentro da área do chuveiro. Para crianças bem pequenas que ainda não andam seria interessante levar uma banheirinha portátil de inflar (para não ocupar espaço no carro)
  • Se se por alguma razão não rolar um banho de chuveiro, um dia com banho de gato com lencinhos umedecidos antes de dormir não vai matar ninguém. Lembre-se: RELAXE!!!

HORA DE DORMIR

  • Lembre-se de encher os colchões infláveis antes de anoitecer para evitar o barullho da bomba durante a noite no camping, mas mantenha a bomba dentro da barraca caso os colchões murchem durante a noite.
  • DICA DE OURO: peçam para as crianças NÃO pularem nos colchões pois eles podem estourar (falo por experiência própria)

Tudo juntinho!
  • Como no camping sempre esfria um pouco a noite mesmo no verão, indico pijama longo para as crianças.
  • Caso a criança ainda não consiga segurar o xixi durante a noite toda e precisa ir no banheiro de madrugada eu indico levar um penico para deixar dentro da barraca durante a noite. Garrafinhas de água vazia também super funciona para os meninos
  • Tenha lencinhos umedecidos e uma troca de roupa extra separada e uma lanterna para casos de acidentes noturnos com o xixi.
  • A lanterna mais útil para se utilizar dentro da barraca é quelas de se colocar na cabeça, pois assim você fica com as mãos livres.
  • Uma garrafa de água para caso tenham sede durante a noite
  • Levar um livro para ler na barraca com a lanterna junto com as crianças antes de dormir é sempre sucesso!!
A hora de dormir é um dos pontos favoritos das crianças!

DICAS EXTRAS

  • Armazene os itens de camping em caixas plásticas transparentes por categoria. Uma caixa com os itens para fazer o setup da barraca como as lonas, cordas, extensões, martelo, lanternas…), outra com os utensílios de cozinha, e outra com os alimentos.
  • Leve o mínimo de roupa necessária, camping é shorts e camiseta e um moletom para a noite. Um chinelo, um tênis e meias extras. Se tiver previsão de chuva, galochas são super úteis. Se for acampar antes de Junho e depois de Agosto é bom levar uma jaqueta de frio mais grossa e touca. Se tiver piscina ou praia levar roupa para água.
  • Convidem as crianças a participarem do processo de montagem e desmontagem da barraca. Lembre-se que acampar é uma atividade em familia, envolva as crianças!
  • Não fique preocupado em encontrar coisas para fazer com as crianças, muitos passeios e coisa e tal. É legal conhecer lugares novos mas o camping em si já é um passeio incrível para elas! Se possível reserve um campground que tenha praia, assim a felicidade da criançada está garantida.
  • Se possível leve a bicicleta ou o patinete das crianças elas vao se divertir!
  • Compre lenha no caminho ou na lojinha do campground para acender a fogueira a noite.

  • Tenha um plano B de atividades para as criancas em caso de chuva. É sempre bom levar livros, livros para colorir com gis de cera, carrinhos ou bonecas pequenas, jogos tipo UNO, baralho (rouba monte é sempre uma boa pedida) ou algum outro jogo de tabuleiro.
  • Em último caso, se estiver chovendo muito, coloque as crianças no carro e vão dar uma volta. Encontrem uma sorveteria, vai dar uma volta no mercado e quem sabe até um cinema se tiver uma cidade maior por perto.
  • Se possivel evite celulares, tabletes ou video games. Camping é natureza e estar com a familia! Para os teens pode ser mais complicado, neste caso estabeleca horários em que os eletrônicos poderão ser usados no camping. Lembre-se que nós pais somos o exemplo, a regra vale para todos.
  • Sempre verificar depois do banho a pele da criança para ver se não tem nenhum carrapato, ainda mais se fizeram trilha no meio do mato.

Dá um trabalhão acampar? Sim, dá um trabalho enoooorme!!!! Vai ter perrengue? Sim, ainda mais se for a sua primeira vez acampando com crianças, mas vocês irão criar memórias para a vida, então relaxe, divirtam-se e LET IT GO!!!!

Para mais informações sobre os campings em que já estivemos basta clicar nos nos links abaixo:

Como e acampar nos EUA

Acampamentos de Verao

Acampando de trailer

Grand Canyon de Motorhome

Camping no Warren Sand Dunes State park

Acampamento em Cabana no Great Smokey Mountain

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: