Canadá – Rumo a Montreal

Depois de passar a noite em Toronto, pegamos a estrada rumo a Montreal que fica na província de Quebec. Neste trecho da estrada o visual é mais agradável com a presença de mata no caminho ao invés de plantações e algumas curvas com subidas e descidas o que torna a viagem menos monótona, ao contrário do primeiro trecho da viagem.

No meio do caminho entre Toronto e Montreal paramos par conhecer o National Air Force museum of Canada na cidade de Treton, ON. Como de costume nas nossas viagens, esta visita não foi planejada, apenas vimos a placa na estrada do museu e resolvemos parar para conhecer já que o Theo adora aviões. O museu é pequeno mas bem arrumado, organizado e a entrada é Free.

National air force Museum

Aproveitamos que estávamos em Trenton e seguimos em direção a Prince Edward Island. Um lugar lindo, com cara de cidade de praia misturada com área rural. Tem diversas vinícolas espalhadas pela região, praias formadas pelo Lake Ontário e vilinhas super charmosas  como cafés, lojinhas e pequenas farms (sítios) vendendo produtos orgânicos. O dia estava de sol mas o vento estava gelado e o local estava bem vazio, mas com certeza no verão deve ser o destino de férias de várias famílias canadenses.

Praias formadas pelo lake Ontario em Prince Edward island

Praias formadas pelo lake Ontário em Prince Edward Island

Prince Edward Island, ON

Paramos para almoçar em um restaurante bem pequeno mas cheio de charme que ficava dentro de uma vinícula. Vimos a placa do restaurante na estrada e resolvemos entrar para conhecer e por lá ficamos para almoçar. Sempre acabamos fazendo boas descobertas nessas nossas viagens sem planejamento!

Casa Dea - otimo restaurante em uma das viniculas de Prince Edward Island

Casa Dea – ótimo opção de restaurante em uma das vinícolas de Prince Edward Island

Chegamos em Montreal no final do dia e foi uma delícia rever nossos amigos brasileiros que estão morando por lá! Aproveitamos o fim de semana para “turistar” por Montreal. Conhecemos o Mont Royal, Vieux-Montreal (que é o bairro histórico da cidade), a região do porto, o Jardim Botânico e o L’Oratoire de Saint-Joseph.

L'Oratorie Saint-Joseph

L’Oratorie Saint-Joseph

Para mim o lado mais interessante de Montreal é a forte influencia francesa que a cidade tem. Por mais que a maioria dos  moradores Montreal falem tanto o inglês como o francês  a língua oficial da cidade é o francês e pelo o que deu para perceber eles não gostam de falar em inglês. Montreal é uma das mais populosas cidades francófonas do mundo! E segundo nossos amigos que estam vivendo lá, Montreal é a parte “rebelde” do Canadá. Parece que essa adversidade entre o lado francês e o lado inglês em Montreal começou lá na Primeira guerra Mundial, quando os habitantes anglófonos apoiaram e o governo e os  francófonos não, e é claro que teve um dedinho dos EUA envolvido nisso tudo. Para saber um pouco mais sobre a história de Montreal clique aqui.

Montreal é uma cidade grande e tem diversas coisa para se fazer e os blogs abaixo dão ótimas dicas sobre o que fazer em Montreal:

Montreal Oficial

Blog Colagen da Luciana Misura – Montreal

Blog Trilhas e Cantos – Montreal em 3 dias

Blog Descubra o Mundo- Montreal

Levamos nossas bicicletas para passear na região do porto em Montreal. Foi bem legal e tem diversos pontos para locar bikes por lá. Um fato curioso em Montreal é que, diferentemente daqui de Michigan onde moramos,  onde as bicicletas são usadas com a finalidade de lazer, em Montreal ela é considerada um meio de transporte propriamente dito. Tanto é que, onde não tem ciclovia, você tem que andar de bicicleta nas ruas e avenidas mesmo, junto com os carros (em algumas avenidas está demarcado no chão onde as bikes tem que circular mas em outras não) e para andar na calçada você tem que descer da bicicleta e empurrá-la. Tivemos que empurrar nossas bicicletas enquanto passávamos pelo calcadão da cidade histórica.

Bikes- ótima opção para passear pela região do Porto de Montreal.

Bixi-in-Montreal-by-Adam-Fagen

Existem diversos pontos desses pela cidade para voce locar bikes em Montreal. foto: google images

Abaixo segue algumas fotos do nosso passeio por Montreal.

Vista do parque olimpico de Montreal

Vista do parque olímpico de Montreal

Jardim Botanico de Montreal

Região do Porto em Montreal

Vieux-Montreal- Cidade historica

Vieux-Montreal- Cidade histórica

Rua principal entre a regiao do Porto e a cidade historica

Rua principal entre a região do Porto e a cidade histórica

E para fechar esse post matei a minha vontade de comer coxinha e pão-de-queijo original de Minas em Montreal!! Nada como ter amigos espalhados pelo mundo!!

Pão-de-queijo hummmmmm

Coxinha de frango quentinha, frita ma hora!!

Coxinha de frango quentinha, feita e frita na hora!!