Michigan State University X University of Michigan

Aqui em Michigan temos duas grandes universidades, a  Michigan State University e a University of Michigan. E como não poderia deixar de ser, existe uma certa rivalidade entre as duas, principalmente quando o assunto é futebol americano.

msu-twitter-2

A Michigan State University foi fundada em 1855 e fica localizada na cidade  East Lansing (ao lado de Lansing, que é a capital de Michigan) e é a oitava maior universidade dos EUA, com uma média de 50 mil alunos. As faculdades mais populares são a de Biologia, Psicologia e Logística e ela tem o seu próprio estádio de futebol, o Spartan Stadium com capacidade para 75 mil espectadores.

umich

A University of Michigan  (U-M) fica localizada na cidade de Ann Arbor aqui em Michigan, mas foi fundada em 1817 originalmente em Detroit. É a universidade mais antiga de Michigan e possui campos também nas cidades de Flint e Dearborn. Atualmente conta com um número de mais de 43 mil alunos inscritos. No campos da U-M  fica localizado o maior estádio de futebol dentro de uma universidade do mundo, o Michigan Stadium,  com capacidade para mais de cem  mil espectadores! As cores da universidades é o amarelo e o  azul e o seu grito de guerra é “Let’s go Blue!”. As faculdades mais populares são a de Business, Economia e Odontologia.

No próximo mês de Julho vai ter uma partida especial entre o Real Madri e o Chelsea, evento que promete lotar o estádio e movimentar a cidade.

Aqui tem um comparativo entre as duas universidades

O critério para admissão nas Faculdades por aqui é bem diferente do Brasil, não existe vestibular e sim uma soma de avaliações acadêmicas e não-academicas. Os critérios acadêmicos normalmente são o histórico escolar, as notas nos testes oficiais (American College Testing), recomendações de professores e redação. E os critérios não-academicos são as atividades extra-curriculares que o aluno fez durante a vida, algum talento ou habilidade especial que o aluno tenha (um ótimo jogador de futebol ou um excelente pianista por exemplo), qualidades pessoais do aluno (fluente em mais de um idioma, experiência de vida em outro país por exemplo) e se este realizou trabalhos voluntários. Tudo isso junto vai ser avaliado pela Universidade quando um aluno aplica para uma vaga.

As duas universidades (Colleges) são públicas (public institution), mas não são gratuitas, aqui tem que pagar as anuidades da faculdade. As anuidades (Tuition) giram em torno de 13 mil dólares por ano para quem é residente do estado de Michigan. Alunos que vem de outros estados vão ter um valor aproximado de anuidade de 35 mil dólares por ano!

1024px-Northern-Michigan-University-Seal.svg

Não poderia deixar de citar  também a Northern Michigan University, que fica localizada na Upper Península de Michigan, na cidade de Marquete. Foi fundada em  1899 e possui  uma média de 9 mil alunos. Suas principais faculdades são na área  de ciência e pesquisa, artes, busisness, educação e saúde. Estudar aqui é um pouquinho mais em conta, vamos dizer. A anuidade para residentes do estado de Michigan é por volta de 10 mil dólares e para não residentes 15 mil dólares. E cursar faculdade em Marquete é um teste de resistência pois o inverno na upper península é congelante e dura fácil uns seis meses.

Uma coisa que eu reparei aqui é que normalmente cada família tem a sua universidade do coração, parece coisa de time de futebol. Normalmente os pais querem que os filhos continuam a linhagem dentro da universidade isto é, os pais querem que os filhos estudem onde eles estudaram e que por sua vez os pais deles (avós) também estudaram. E esse carinho pela universidade muitas vezes esta declarado na frente de várias casas aqui em Michigan, através de bandeiras ou plaquinhas da Universidade na frente das casas.

Aqui na região em que moramos percebo que a Michigan State é a mais querida vamos dizer. É mais comum cruzar com bandeiras da Michigan State ou com o símbolo dos Spartans nas casas por aqui do que da “rival”  University of Michigan.

IMG_4852

Bandeira americana acompanhada pela bandeira da Michigan State e plaquinha no jardim em frente a uma residência aqui em Michigan.

Interessante né? Algum leitor já estudou em alguma universidade aqui nos EUA? Deixe a sua opinião nos comentários!

Abraços

Juliana

 

Todos os textos desta página são de direitos autorais da autora Juliana Fontes.
A cópia de tais textos é proibida por lei. Fique à vontade para compartilhar e divulgar os posts do blog mas não copie e cole.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s