Visto brasileiro para crianças nascidas nos EUA

Tenho recebido muitas perguntas de leitores do blog do porque do Thomas ter viajado para o Brasil com o passaporte americano e não com o brasileiro.

Como vocês sabem, ele nasceu aqui nos EUA e como ainda não fizemos o registro do nascimento dele no consulado brasileiro ele é considerado oficialmente americano mesmo ambos os pais sendo brasileiros (lembrando que por ter pais brasileiros ele tem direito a dupla cidadania).

O passaporte brasileiro (valor de $40,00 para criança) é direito de toda criança filha de pais brasileiros nascida em território americano, desde de que tenha sido feito o registro de nascimento da mesma no consulado. Não é possível fazer este registro pela internet, tem que levar a criança pessoalmente ao consulado com a certidão de nascimento original (solicitar mais de uma cópia da certidão pois  uma ficará retida no consulado) e na presença dos pais. O registro de nascimento é de graça.

Ainda não fizemos o registro dele como cidadão Brasileiro pois aqui em ️Michigan não tem consulado brasileiro. O consulado mais próximo à qual jurisdição ️Michigan pertence é o Consulado Geral do Brasil de Chicago que fica a 4 horas de viagem de carro. Além disso o consulado funciona apenas nos dias  úteis em horário comercial, o que significa papai perder um dia de trabalho para ir até lá. Alem disso teríamos os custos com hotel já que não rola fazer bate-e-volta com duas crianças no carro.  Por causa disso, o Thomas ainda não tem o passaporte brasileiro e por esta razão ele viajou para o Brasil com o passaporte americano (super mais fácil de tirar).

O passaporte americano foi super simples de tirar. Comparecemos no City Hall da nossa cidade (que fica a 5 minutos da nossa casa) com os documentos necessários, sem necessidade de agendamento e em 15 minutos a solicitação foi feita. O passaporte americano chegou via correios depois de 20 dias úteis. A vantagem de tirar o passaporte americano para crianças é que ele tem validade de 5 anos, independente da idade da criança, diferente do passaporte brasileiro, que tem validade de apenas 1 ano para crianças de até 2 anos. O que significa que depois de 1 ano teríamos que fazer todo o processo novamente para renovar o passaporte dele.

A maneira mais fácil para podermos levar o Thomas para o Brasil conosco no final do ano foi solicitar o visto brasileiro no passaporte americano que ele já tem. O visto brasileiro pode ser solicitado via internet (o passaporte é enviado e depois é retornado com o visto via correios), assim não tivemos que  ir até Chicago.

Para solicitar o visto brasileiro  entrei no site do Consulado Brasileiro de Chicago no setor de vistos e preenchi a guia necessária e anexei todos os documentos incluindo o Money order no valor de $160,00 dolares. Coloquei dentro de um envelope do Priority Mail junto com outro envelope pré-selado para retorno do passaporte com o visto. (O mesmo procedimento que fiz para tirar o nosso visto canademse)

Nao se esqueçam desses dois formulários

De toda a documentação necessária para tirar o visto brasileiro a única que eu não tinha eram as passagens aéreas pois nós ainda não havíamos comprado. Achei que isso não teria problema já que para tirar o visto americano não é necessário ter as passagens aéreas compradas (pelo contrário, eles recomendam não comprar as passagens aéreas enquanto o visto não for expedido), o mesmo para o visto canadense que tiramos via correios aqui nos Estados Unidos não precisamos apresentar passagens aérea e nem reservas de hotel no Canadá para ter o visto.

Então juntei toda documentação coloquei junto com passaporte no envelope mandei pelo correio para o consulado de Chicago fiquei acompanhando pela internet a liberação do visto quando deu que o visto havia sido negado. Fiquei muito surpresa e brava pois negaram o visto para um bebê que está indo viajar para o Brasil com os dois pais que são brasileiros. Depois de alguns dias o envelope chegou aqui em casa com o passaporte do Thomas, a documentação que eu havia anexado e uma carta explicando que o motivo da recusa do visto era que estava faltando uma cópia do comprovante eletrônico das passagens aéreas  no nome da criança de ida e de volta do Brasil.

Não dá para querer discutir com o consulado brasileiro então aguardamos mais uns dias e assim que compramos as passagens aéreas enviei toda documentação novamente junto com uma cópia da compra da passagem aérea com o nome do Thomas impresso nela. Após isso em aproximadamente 15 dias recebemos o passaporte americano dele com o visto brasileiro estampado com validade de 10 anos.

Para nós esta maneira foi a mais vantajosa já que o visto americano tem validade de cinco anos e o visto brasileiro de 10 anos, com isso  durante cinco anos estamos tranquilos para viajar com o Thomas para o Brasil.

Documentação necessária para crianças:

-Passaporte

– Foto recente

– Protocolo do preenchimento online do requerimento do visto

– Copia da certidão de Nascimento da criança

– Comprovante das passagens aéreas de ida e volta no nome da criança

– Declaração dos pais do não registro da criança como brasileira (reconhecida por um notário público)

– Autorização dos pais para solicitação de visto brasileiro para menor (reconhecida por um notário público)

– Order money com o valor da taxa consular. (Solicitar em qualquer  agência dos correios americano)

– Cópia do comprovante de residência

– Identificação dos pais (copia do passaporte ou driver licence)

 Cabe lembrar que se você já realizou o registro da criança no consulado brasileiro você NÃO vai conseguir o visto brasileiro no passaporte  americano da criança, pois segundo as regras do consulado brasileiro uma criança brasileira tem direito ao passaporte portanto ela não pode solicitar o visto brasileiro.

Informações completas abaixo no site do consulado brasileiro de Chicago

Consulado Brasileiro de Chicago

Espero ter esclarecido as dúvidas

Abracos

Juliana

Anúncios

5 ideias sobre “Visto brasileiro para crianças nascidas nos EUA

  1. Priscila

    Olá, estou com planos de ir morar aos eua este ano, e não gostaria de ficar ilegal, pois estou levando minha filha de 3 anos… teria algum outro visto de 1 ano para solicitar quando chegar ao EUA?

    Obrigada,

    Curtir

    Resposta
  2. Talyta Gonsalves

    Olá! Parabens pelo post, muito informativo e interessante. Eu moro nos EUA e minha filhinha nasceu aqui, o pai dela e americano e planejo ir ao Brasil com ela em breve, sem ele. Como foi feita essa sua “Declaração dos pais do não registro da criança como brasileira” e tbm “Autorização dos pais para solicitação de visto brasileiro para menor”? Pretendo tirar o visto dela em breve na California (moro em Guam e não ha consulado aqui). Aguardo sua resposta! Obrigada desde ja,
    Talyta

    Curtir

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s