14 de fevereiro – Valentine’s Day!

images

Diferentemente do Brasil, nos EUA  o dia de Valentine’s Day não é comemorado somente pelos casais de namorados. Aqui, amigos, familiares e as crianças também comemoram esta data, fazendo a famosa troca de cartões que aqui eles chamam de valentines.

No ano passado achei estranho a professora pedir para os alunos levarem cartões para trocarem entre si no dia de Valentine’s Day na escola, mas depois entendi como funciona esta data aqui. Na verdade é uma data onde a gente presenteia as pessoas pelas quais temos carinho, independente de ser namorado ou não. Se formos ver o lado comercial da coisa é uma maneira do comércio vender mais (minha opinião).

Como tudo aqui nos EUA, qualquer data vira motivo para as lojas e supermercados se “vestirem” com o tema do momento, então nestas duas últimas semanas as lojas e supermercados estava repletos de artigos vermelhos, rosas, bichinhos de pelúcia, bombons, flores e corações.

IMG_7551

Supermercado “vestido” de Valentine’s Day!

Este ano, na semana anterior ao do valentine’s day, as crianças enfeitam uma sacolinha na escola com o tema para receberem os cartões dos colegas de classe. Cada aluno teve que enviar para escola um cartão para cada amiguinho de classe com o seu nome escrito e na sexta-feira teve uma festinha (Valentine’s day Party) na sala de aula entre os alunos para a troca dos cartões, lanchinhos e algumas atividades com o tema.

IMG_7565

Sacolinhas com os cartoes recbidos no Valentine’s day na escola

Estes cartões são vendidos em caixas com quantidades que variam de 15 a 36 por caixa e podem ser do personagem preferido da criança (aqui em casa o escolhido foi o cartão do Big Hero 6″), a criança também pode fazer o seu próprio cartão em casa também.

IMG_7448

Cartoes escolhidos aqui em casa

Historicamente, pelo o que eu andei lendo, esta data é uma homenagem ao Santo São Valentim que foi um bispo que viveu na época do império Romano. Diz a historia que os soldados não queriam abandonar suas esposas, namoradas ou amantes para irem para a guerra, então o imperador de Roma proibiu os noivados e casamentos em Roma. Mesmo assim, o bispo Valentim, contrariando as ordens do imperador, continuou realizando os casamentos dos jovens apaixonados e quando foi descoberto, acabou sendo condenado a morte em 14 de fevereiro de 270. Depois de algum tempo ele foi declarado Santo e as festividades para homenagear São Valentim foram aos poucos substituindo as festas pagãs de fertilidade que ocorriam na Europa no mês de Fevereiro (Por que será que lembrei imediatamente do Carnaval no Brasil? hehehehe). Muitos anos depois, por volta de 1700, esta tradição chegou aqui nos EUA e é comemorada até os dias de hoje.

Happy Valentines Day!

Juliana

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s