Providências antes de deixar o País

 

 

A data para deixar o Brasil está se aproximando e temos inúmeras providencias a tomar. São tantas coisas que resolvi fazer um check-list para poder visualizar melhor, ai vai ele:

1- Notificar a escola do Theo que ele  vai sair antes do final do ano letivo;

2- Solicitar na escola uma carta de apresentação dele em inglês. Caso ele já estivesse no ensino fundamental seria necessário solicitar o histórico escolar;

3- Mandar fazer a tradução juramentada da carteira de vacinação do Theo, pois esta é obrigatória para fazer a matricula dele na escola americana;

4- Todos os membros da família devem realizar um check-up médico e odontológico além de exames laboratoriais;

5- Colocar a nossa residência do Brasil para locação; (atualização: conseguimos locar antes de deixarmos o Brasil, asssim nós mesmos assinamos os contratos)

6- Avisar os vizinhos que estamos de partida e a casa terá novos moradores;

7- Cancelar todos os débitos automáticos, luz, telefone, gás, TV por assinatura e internet (esta vamos deixar por último claro !)

8- Ir ao banco e notificar o gerente da viagem e ver se é possível manter a conta aberta no Brasil para recebimento de alugueis; (atualizando: mantivemos uma conta aberta para recebimento de aluguel  no Brasil)

9- Fazer a comunicação de saída do Pais no site da Receita Federal; (atualização: essa declaração só é necessária depois de 1 ano morando no exterior)

10- Como não vamos levar mudança, separar o que vamos vender no garage sale, o que vai ficar guardado na casa de familiares e o que vamos levar (desde que caiba nas malas !!!);

11- Emitir uma certidão negativas de débitos, para sair do pais sem dever nada para ninguém;

12- Escolher uma pessoa para ser o nosso procurador aqui no Brasil;

13- Tirar cópias de documentos pessoais, passaportes com o visto americano e deixar com um familiar aqui no Brasil (procurador);

14- Separar todos os documentos que deverão ir conosco como documentos pessoais, carteira de motorista, certidão de casamento e de nascimento com suas respectivas traduções juramentadas, carteira de vacinação do Theo, relatórios médicos se necessários, última declaração do imposto de renda (pois em 2014 teremos que declarar o ano calendário de 2013) e claro, os passaportes com o visto americano.

15- Vender os carros

16- Organizar um churrasco de despedida para os familiares e amigos claro !!!

Será que esqueci de alguma coisa? Se algo estiver faltando podem complementar este post! Com certeza vai ser de grande ajuda !

Anúncios

12 ideias sobre “Providências antes de deixar o País

  1. Juliana Fontes Autor do post

    Duvidas que surgirão e que vou compartlhar aqui no blog:

    Estou passando pelo processo de mudança para os EUA com minha esposa e meu filho de 1 ano e 6 meses. Meu H1-B foi aprovado e estou agora aguardando a documentação chegar dos Estados Unidos pra poder preencher o DS-160 e agendar a entrevista no consulado. Seu blog tem sido de grande utilidade para nós. Primeiramente gostaria de agradecer pelo ótimo trabalho que vocês têm feito no que tange ao compartilhamento da experiência de vocês durante todo o processo de pré e pós mudança.

    Acabei ficando com algumas dúvidas no seu check list:

    1- “Emitir uma certidão negativas de débitos, para sair do pais sem dever nada para ninguém;”

    Como faço isso?

    2- “Escolher uma pessoa para ser o nosso procurador aqui no Brasil;”

    Que tipo de procuração vocês emitiram?

    3- “Tirar cópias de documentos pessoais, passaportes com o visto americano e deixar com um familiar aqui no Brasil (procurador);”

    Essas cópias foram autenticadas? Quais foram os documentos pessoais? RG, CPF, título de eleitor, passaportes, vistos, certidão de casamento, certidão de nascimento, diplomas, especializações etc.?

    4- “Separar todos os documentos que deverão ir conosco como documentos pessoais, carteira de motorista, certidão de casamento e de nascimento com suas respectivas traduções juramentadas, carteira de vacinação do Theo, relatórios médicos se necessários, última declaração do imposto de renda (pois em 2014 teremos que declarar o ano calendário de 2013) e claro, os passaportes com o visto americano.”

    Quais documentos vocês fizeram tradução juramentada? O que seria esse relatório médico e quando ele seria necessário?

    Desde já agradeço imensamente a atenção.

    Curtir

    Resposta
  2. Juliana Fontes Autor do post

    vamos as dúvidas então:
    – Certidão negativa de débito (CND) : no caso de voce ter firma aberta no brasil (CNPJ) você solicita no proprio site da Receita (http://www.receita.fazenda.gov.br). Você pode pedir também na prefeitura da cidade em que mora (algumas tem esse serviço online). essa certidao é aconselhada para aqueles que tem CNPJ, que tinham casa financiada no Brasil ou algum emprestimos bancario. É bom sair com tudo quitado e certinho para não ter que voltar para o Brasil para resolver pendencias.

    – Procuração: Emitimos uma procuracao simples no cartório da nossa cidade dando aos nossos procuradores ( meu pai e meu sogro) o poder de tomar qualquer decisão em nosso nome. Na procuraçao especifica que eles não podem vender nehum bem nosso que ficou no Brasil. É bom escolher uma pessoa de confianca para ser seu procurador.

    – Tiramos copias autenticadas nos nossos RG, CPF, folha principal do passaporte e do visto americano, certidao de casamento e nascimento do nosso filho. Deixamos todos esses documentos mais a procuracao em uma pasta com o nosso procurador.

    -Fizemos traducoes juramentadas: de todos os diplomas e certificados do meu marido ( a empresa daqui já havia pedido para poder dar entrada no H1B), nossa certidao de casamento, certidao de nascimento do Theo, carteira de vacinaçào do Theo, nossas carteiras de motorista ( não é necessario mas te ajuda na hora de tirar a carteira aqui pois prova que vc ja dirigia no Brasil. Tem lugares que eles aceitam a nossa original do Brasil, afinal a gente pode dirigir com a carteira do Brasil por até 3 meses aqui, mas lá na secretary of states a atendente não aceitou, disse para nós que ela não entendia a lingua em que estava escrita a nossa carteira e tivemos entao que mostar as traducoes).

    – Relatorio escolar do Theo em ingles ( nao fizemos a traduçao, a escola já forneceu o relatorio em ingles) Nào é obrigatorio mas ajuda os professores daqui a saberem um pouco o que a criança estava aprendendo na escola no Brasil.

    – Relatorio medico: No caso de alguem dar familia estar fazendo algum tipo de tratamento ou ter algum problema de saude que precise de acompanhamento aqui. No nosso caso o meu marido tem um problema cronico no tornozelo. O médico forneceu um relatorio em ingles explicando tudo, as cirurgias que ele fez, os tratamentos. Assim fica mais fácil para quando você chegar no médico aqui e ter que explicar tudo, em termos médicos em inglês.

    Espero ter ajudado!

    Vou anexar sua duvida no blog, pois assim pode ajudar outras pessoas também. Continue nos acompanhando aqui e quando chegar nos EUA nos dê um feed-back !

    Abracos
    Juliana

    Curtir

    Resposta
  3. Simone

    Olá Juliana, tudo bem? Se vc puder responder, te agradeço muito.Seu marido foi transferido ou ele mandou o currículo e conseguiu o trabalho? Se vc puder dar uma breve explicação sobre como foi ,esclareceria muitas duvidas! Tudo de bom pra vcs e obrigado por compartilhar tantas coisas importantes, e que a gente não acha com facilidade.

    Curtir

    Resposta
    1. Juliana Fontes Autor do post

      Oi Simone, através de um amigo que já estava trabalhando aqui nos EUA o meu marido ficou sabendo de uma vaga para H1b, então ele enviou currículo, venho até os EUA conhecer a empresa e aí foi dada a entrada no processo para conseguir o visto de trabalho H1b. É um processo longo mas valeu a pena. As vagas para visto h1b são preenchidas todo mês de abril de cada ano e sendo aprovado o processo a pessoa pude começar a trabalhar aqui no EUA em outubro. Cabe lembrar que para o visto h1b a empresa ( sponsor) é quem da entrada no processo de solicitação perante ao governo americano.
      Continue acompanhando o blog!
      Abraços

      Curtir

      Resposta
  4. Valquiria1

    Ola Juliana,

    Primeiramente agradeço muito, seu Blog tem nos ajudado d+
    Estamos indo para Michigan – Novi agora em 29Janeiro2016,meu marido foi transferido.
    No meu caso, terei que aprender a língua,Não sei onde você esta morando, mas você conhece alguma escola ingles (ESL), para me indicar?

    Grande Abraço e Feliz 2016 para sua Família

    Curtir

    Resposta
  5. Priscila

    Oi, tudo bem? Estou me mudando para o exterior com meus pais e gostaria de saber se é obrigatório deixar alguém como Procurador. Eu mesma não posso resolver eventuais problemas de lá? Obrigada!

    Curtir

    Resposta
  6. Cristiane Mota

    Boa noite Juliana, as informações do seu blog são ótimas, queria tirar uma duvida com você, se der eh claro, vc comentou que as vagas para o visto h1b são preenchidas no mês de abril, existe algum site em que essas vagas são ofertadas? Como podemos ficar sabendo delas? Muito obrigada.

    Curtir

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s