Familia Brasileira em Michigan – @morarnoseua
Chegamos aqui em Michigan no início de novembro, então já estava aquele friozinho, as árvores já estavam sem suas folhas, apenas os galhos e não havia mais nada de canteiros floridos, estava tudo cinza. Depois venho a neve ….. muita neve, foi o inverno mais gelado dos últimos oitenta anos por aqui, então tudo ficou branco. Era branco para todos os lados. Em abril a neve foi embora e ficou aquela paisagem sem graça pois não tinha mais neve e nem verde ainda. Os meses foram passando, chegou maio e a paisagem começou a melhorar com a chegada da primavera. Foi uma explosão de verde e flores que eu retratei neste post aqui.
Agora estamos em Julho bem no meio do verão aqui em Michigan e está uma delícia! Quando me falaram que o verão daqui iria compensar todo aquele frio que passamos nos meses de janeiro e fevereiro eu tinha minhas dúvidas afinal, sou do Brasil onde é verão quase o ano inteiro. Pois bem, o verão aqui está me surpreendendo muito! Eu não sei se é por ter ficado 4 meses soterrada na neve e naquela paisagem toda branca mas, eu estou achando o verde daqui muito mais verde que o do Brasil!
Um fato que ajuda muito a ter essa sensação pelo menos aqui na cidade em que moramos e nas cidades vizinhas é que tudo aqui é gramado. Não existe calçada de cimento igual no Brasil, todas as calçadas daqui são bem largas e gramadas e se fundem com o gramado da frente das casas já que aqui não tem muros. Tem apenas aquela passagem para pedestres cimentada. Outra coisa é que as pessoas aqui aproveitam o verão para plantar e florir o jardim agora, já que no outono e inverno não é possível plantar nada do lado de fora. Então os jardins das casas estão todos floridos e coloridos, as jardineiras e os canteiros repletos de flores. As cidades estão super coloridas! Os parques daqui são um convite para passear de bicicleta, caminhar e fazer um pic-nic. Tudo esta verde, os lagos repletos de patos com seus filhotes e coelhos pulando pela mata.
Nesta época esta tendo diversas atividades para as crianças e eventos ao ar livre. No inicio de Julho tivemos aqui em Canton, a Canton Liberty Fest. É uma festa típica de cidade pequena onde montaram no parque da cidade um parque de diversões enorme (que aqui eles chamam de Carnival), com barraquinhas de comidas, brincadeiras e queima de fogos a noite.
Está tendo também várias feirinhas nas cidades vizinhas como feira de artes e festa italiana. Essa festas são bem similares as que a gente encontra pelo Brasil como a festa da uva e do morango.
Pra quem tem crianças o verão aqui é repleto de atividades para os pequenos. Todos os parques estão em pleno funcionamento e com diversas opções de atividades. É possível andar de pedalinho, canoa, brincar nos “Splash Plagrounds” (parques molhados), temos diversos parquinhos espalhados pela cidade, quadras e campos de futebol, basebol, basquete, áreas para fazer um delicioso pic-nic , ciclovias em ótimo estado para pedalar com a criançada. Nas bibliotecas tem diversas atividades direcionadas para as crianças e tudo de graça. Também existem diversos “Summer Camps” que são os acampamentos de verão (pagos) no qual você inscreve o seu filho por semana e tem diversas atividades divididas por idade.
O Theo está frequentando um Summer Camp chamado “Canton Activit Palyground”, onde eu posso deixa-lo com os monitores em alguns parques aqui da nossa cidade e depois ir buscá-lo. Ele está adorando, e o melhor é que ele continua tendo contato com as crianças americanas e praticando o inglês, já que são três meses fora da escola por causa das férias de verão.
Como aqui em Michigan tem muitos lagos, agora no verão eles viram verdadeiras praias de água doce, é uma delicia!
Também estamos aproveitando para andar muito de bicicleta pelos parques e pelas ruas aqui próximo de casa também. Fazia anos em que eu não pedalava, tinha até esquecido de como é gostoso! A gente vê a cidade por um outro ângulo, sente o vento bater no rosto, o cheiro do ar, além de ser uma ótima atividade física!
Aqui próximo de casa temos o Heritage Park, onde toda quinta-feira está tendo música ao vivo com bandas convidadas. Já fomos algumas vezes e é um programa muito legal. As noites musicais começam por volta das sete horas da noite, as pessoas chegam com as suas cadeiras de praia, suas toalhas ou edredons e todos se espalham pelo gramado para curtir uma boa música! O evento termina por volta das nove horas da noite que é quando começa escurecer por aqui.
Neste mesmo parque, tivemos o cinema ao ar livre. Foi montado um telão no parque e por volta das nove e meia da noite (quando começa a escurecer por aqui) começou o filme “Meu malvado favorito 2”. Foi um programa bem família e da mesma maneira das noites musicais, as pessoas trouxeram suas cadeiras e edredons para curtir este momento no parque. Antes do filme começar tinha pula-pula inflável para as crianças brincarem, pintura facial e venda de limonada. Na hora do filme todos prestaram atenção e respeitaram o espaço dos demais.
O que me deixou impressionada é que era um evento público, dentro de um parque, de graça e mesmo assim não havia bagunça, principalmente por parte dos jovens que estavam no local. As pessoas estavam ali para curtir este momento. É inevitável não comparar com o Brasil. Durante o filme ninguém falava alto e nem ficava se levantando para não atrapalhar as pessoas que estavam assistindo ao filme enfim, é outra realidade é outra cultura.
Você poder andar de bicicleta em um parque, estacionar o seu carro sem ter que ficar olhando se tem algum suspeito por perto, assistir um filme a noite em um parque e no escuro sem nenhuma precupação em ser assaltado, é essa sensação de liberdade e de segurança que mais tem me impressionado aqui nos Estados Unidos.
E pra fechar o post: A foto abaixo mostra um carrão conversível. Duas meninas chegaram, estacionaram esse carro na beira da estrada que passa do lado do parque, sairam do carro e deixaram ele todo aberto, foram se refrescar em um riacho, depois estenderam suas toalhas de praia no gramado e ficaram ali tomando sol, vocês acham que elas estavam preocupadas se poderiam ser assaltadas??????
Podem falar o que for, sei que tem gente que diz que não gosta dos EUA (tenho minhas dúvidas se essas pessoas já estiveram aqui), mas o que mais me faz gostar cada dia mais daqui, ainda mais agora que é verão é essa sensação de segurança, isso não tem preço!!
Pronto, falei !
Abraços
Juliana
Tudo se resume a cultura. O respeito ao próximo em todos os níveis. Isso faz uma nação melhor, um país mais seguro, uma paisagem mais bonita, enfim melhor qualidade de vida.
Adorei o post.
Bjus
Graziela Vicente
CurtirCurtido por 1 pessoa