Cheguei nos EUA – Primeiras Providências

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Depois da despedida cheia de lágrimas no aeroporto no Brasil, da expectativa durante o vôo para os Estados Unidos, do frio na barriga na hora de passar pela imigração americana e da alegria de pisar finalmente em solo americano não como turista e sim com futuro morador vem a  pergunta: Por onde eu começo?

Assim que você desembarcar aqui nos EUA você terá que tomar algumas providências burocráticas necessárias. Fiz uma lista abaixo da principais.

MORADIA: Quando chegamos em Michigan foi  necessário um carro para nós e outro para as malas para nos levar do aeroporto até o hotel. O quarto do hotel era muito bom e tinha uma salinha e uma cozinha o que foi ótimo para a gente que estava de mudança com criança e um monte de malas.  Depois de uma semana em hotel (ficamos hospedados no TownePlace Suites de Novi,Mi) fomos para casa de amigos que já moravam aqui. Durante este período fomos a busca de casa para locar. A locação de imóveis aqui é muito rápida. Todas as casas que havíamos visto pela internet no Brasil já estavam locadas. Além das poucas opções de casas que nos agradavam ainda tínhamos o fator da escola do Theo pois queríamos alugar uma casa que ficasse em um bom distrito escolar.

Aqui nos EUA você contrata um agente, que é como um corretor de imóveis do Brasil e ele te leva para ver as casas que te interessaram. Se alguma casa te agradar e não estiver na agência dele, este agente vai contatar a agência na qual esta anunciada a casa e pegar as chaves para te mostrar o imóvel. Aqui você não fica andando com o corretor no seu carro para ir visitar os imóveis, cada um vai com o seu carro e se encontra no endereço da casa.

Sites que nos ajudaram na procura de casas:

REALTOR

ZILLOW

HOMES 

CENTURY 21

Tem um post no blog que esclarece as dúvidas sobre locação de casa nos EUA, é só clicar no link abaixo:

Aluguel de  casa nos EUA

SOCIAL SECURITY NUMBER (SSN): Sem esse número você não é ninguém aqui. Você vai precisar dele para abrir conta em banco, locar a casa, tirar a carteira de motorista entre outras coisas. Meu marido venho com o visto H1B o que dá direito a ter o SSN. Eu e o Theo somos visto H4 (dependente do H1B). Visto H4 não tem direito ao SSN. Neste caso tive que solicitar no escritório do Social Security uma carta que justificasse o motivo pelo qual eu não posso ter o SSN (o motivo é que sou visto H4) e levar esta carta no escritório da Secretary of State para poder tirar a minha Driver License. Com esta carta solicitamos também um número chamado ITIN (para mim e para o  meu filho) para que entrássemos como dependentes do meu marido na declaração do imposto de renda. Cabe lembrar que dependentes com visto H4 por não terem o SSN não podem trabalhar legalmente aqui nos EUA. Depois de um ano morando aqui é possível entrar com um pedido solicitando uma autorização para trabalho.

Mais informações sobre o Social Security Number aqui.

Informações sobre o ITIN aqui

Mais informações sobre o visto H1B aqui.

CONTA NO BANCO:  É super simples. As agências daqui são vazias, é só entrar e falar que você quer abrir uma conta nova. Você vai precisar do número do SSN, comprovante de residência e de trabalho. Se  você não tem o SSN, você pode ter conta conjunta com alguém que tenha. Você não irá conseguir ter um cartão de Crédito com um bom limite logo que chegar aqui pois você não vai ter ainda um histórico de crédito.

ESCOLA: Se você tem filhos em idade escolar procure alugar uma casa em um bom distrito escolar. Na maioria dos sites de locação de casa  tem a nota da escola do bairro em que esta localizado o imóvel. Para fazer a matricula é só se dirigir até a escola do bairro da sua casa com o comprovante de endereço (contrato de aluguel da casa inicialmente, depois eles solicitaram para eu levar uma conta de água ou energia no nosso nome), certidão de nascimento e carteira de vacinação da criança (tem que ter as traduções dos documentos). Não precisa mostrar passaporte com visto e nem o SSN para matricular uma criança na escola.

Abaixo está o link do distrito escolar aqui da minha cidade para vocês terem uma idéia de como funciona as escolas aqui.

Distrito escolar

Caso queira pesquisar o distrito escolar da sua região é só colocar no google: “school district + o nome da cidade”

HABILITAÇÃO: Tem post sobre como tirar a driver license aqui. Você tem que ter comprovante de endereço, número do SSN ou a carta do Social Security para quem é visto H4. Para tirar a Driver Licence você terá que se dirigir ao escritório da Secretary of State da sua cidade. É permitido dirigir durante 3 meses, a partir da sua data de entrada nos EUA,  com a sua carteira de habilitação do Brasil.

Mais informações: Secretary of State

COMPRAR UM CARRO: O preço dos carro aqui é bem mais barato que no Brasil e os impostos sobre os veículos também. Você pode comprar o seu carro à vista ou fazer um Leasing, o que é muito comum por aqui. O problema do Leasing para os recém chegados é que como não temos ainda histórico de crédito o valor mensal acaba saindo mais alto. Todo carro é obrigado a ter seguro aqui, o valor também varia em função do seu histórico de crédito (se você é um bom pagador ou não).

MÉDICO/HOSPITAIS: Procure saber qual é o hospital mais próximo da sua casa e clínicas de emergências ( Urgent Care (UR) e os Emergency Cares (ER)). A saúde aqui é bem cara e você tem que ter um plano de saúde. Aqui não existe saúde de graça fornecida pelo governo (o “Obamacare” ainda está engatinhando). Provavelmente se você esta vindo por uma empresa, o contratado e seus dependentes terão direito a um plano de saúde. É bom saber que mesmo tendo um ótimo plano de saúde você terá que pagar algumas co-participações em consultas e exames. Para quem tem criança é bom ter indicação de pediatra. Eu tive muita sorte pois já conhecia algumas pessoas que moravam aqui e que me indicaram um ótimo pediatra brasileiro que atende aqui na região em que estou morando, o que foi ótimo pois conversar em termos médicos em inglês no início fica meio complicado. Mas se você está indo para um lugar onde não conhece ninguém, o melhor lugar para pedir a indicação de médico pediatra é na própria escola do seu filho.

Espero que este post tenha ajudado. O primeiro mês vai ser uma loucura, esteja preparado para isso é muita coisa para ser resolvida ao mesmo tempo. Nós não tivemos nenhuma acessoria para resolver toda esta parte burocrática, fomos com a cara e a coragem mesmo, perguntando e procurando informações na internet.

Leiam também : Aos recém-chegados  e 10 dicas que irão faciliatr o seu dia-a-dia nos EUA

Tem perguntas? Deixe nos comentários abaixo.

Abraços

Juliana

33 comentários sobre “Cheguei nos EUA – Primeiras Providências

  1. Ju
    Se puder passar o nome do pediatra e a cidade ficarei super grata.

    Me disseram q os pediatras por ai não são tão solícitos como os daqui. Não passam seus números de celular e não são tão ” meigos e pacientes” com as crianças. Dizem que só medico brasileiro é assim.

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  2. Resposta a algumas duvidas de leitores do blog que surgiram:

    – Sobre o SSN: foi tudo muito rápido. As coisas aqui funcionam, não é aquela enrolarão igual aí no Brasil. Sei que para tirar o SSN o meu marido teve orientação na empresa, mas pelo que eu lembro foi só ir até o escritório do social security com a documentação necessário e fazer a solicitação. O cartão do SSN chegou pelo correio em 15 dias. Tudo aqui chega pelo correio até as nossas drive license chegaram pelo correio. Então é bom vc logo no começo já contratar um corretor que aqui eles chamam de agente para já começar a procurar casa. Telefone é só ir em uma empresa telefônica ( Varizon, ATT) e comprar um plano telefônico e aí vc ganha o celular ou paga tipo 100 dólares em um iPhone. Mas antes disso vc tem que ter o SSN e um comprovante de endereço .

    – Abrir conta em banco: Conta em banco é só chegar na agência com o SSN e comprovante de endereço e falar que quer abrir uma conta. Simples assim . Temos conta no bank of América pois é o mesmo da empresa onde meu marido trabalha mas tem o banco Chase também que o pessoal diz que é muito bom

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  3. Oi Ju, adorei conhecer o seu blog!!!
    Estou morando aqui nos USA há quase dois meses e aprendi muitas coisas com você!!!
    Tenho um visto J-1 e vou ficar por aqui até o fim do próximo ano. Moro em Reno, Nevada e meu grande problema é não ter um carro!!! A cidade não é muito grande, mas tudo é muito longe. O transporte público só é bom durante a semana ( justamente no horário em que estou na faculdade), mas nos finais de semana preciso esperar até mais de uma hora pelo ônibus 😦
    Você saberia me informar se eu consigo tentar um SSN ou se posso fazer um lease de carro aqui sem ele?
    Obrigada!!!

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    1. Oi Karla!
      Leasing só com SSN.
      Vc não consegue comprar um carro a vista? Um usado velhinho já resolve o problema de locomoção.
      Essa parte do transporte público aqui é um problema mesmo!
      Que bom questão gostando do blog!
      Abraços
      Juliana

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  4. Oi Juliana,

    Meu marido está indo esse ano trabalhar nos Estados Unidos e eu e meus filhos vamos acompanhá-los. Estou um pouco preocupada por que o visto H4 não permite ao portador trabalhar, mas você diz neste artigo que há a possibilidade de pedir autorização para trabalhar após um ano morando no Estados Unidos. Você já requereu essa autorização? Sabe informar a quem se faz esse pedido e qual é o procedimento?
    Para mim essa é uma possibilidade extremamente importante e queria saber se você sabe mais detalhes.
    Parabéns pelo seu blog, peguei várias informações que eu não tinha conhecimento e que são essenciais para quem vai morar por aí.

    Obrigada.

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    1. Oi Mariana

      Como sou dentista, o processo para conseguir trabalhar aqui é mais complicado puis o meu diploma não tem validade aqui nos EUA, então acabei não indo atrás do processo para obter autorização de trabalho mesmo tendo o visto H4, então não tenho como te ajudar nesse assunto, mas né falaram que é possível. Provavelmente vc terá que entrar com um pedido em algum órgão do governo para obter essa autorização. Talvez no USCIS.

      Abraços

      Juliana

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  5. Oi Juliana.
    Gostei muito dos seus posts!
    Você saberia dizer se, durante o processo de aplicação para o visto H1B, não pode se visitar os EUA? A minha duvida é se existe um limite de dias que você precisa ficar no Brasil antes que o visto H1B saia oficialmente.
    Estou no processo de aplicação do H1B também, e cheia de duvidas, rs.
    Obrigada desde já.
    Glau

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  6. Esse ano se tudo der certo estarei indo com o visto H1B para trabalhar em Los Angeles (aplicação foi quarta passada). Vcs usaram o serviço de algum corretor para achar a casa ? Como foi para alugar uma residência sem se ter crédito ?

    Até + Juliana…

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    1. Oi Carlos
      Utilizamos sites como o Realtor.com , Remax.com entre outros para procuarar casas. Entramos em contato pelo site com um corretor que nos levou para ver diversas casas. Aqui voce tem que ficar fiel a um corretor, se o imovel que vc procura esta em outra imobiliaria, o seu corretor vai entrar em contato com a imobiliaria que esta com a posse da chave do imovel e te levar para ver o imovel.
      Para fechar o contrato de locacao voce tem que apresentar um comprovante que vc tem como pagar aluguel como uma carta da empresa para qual vc esta indo trabalhar, um comprovante de salario ( tipo holerite), o seu visto de trabalho e outros documentos que comprovem que vc vai pagar o aluguel direitinho. Normalmente nao precissa ter historico de credito para alugar uma casa.
      Espero ter ajudado!

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  7. Esse ano se tudo der certo estarei indo com o visto H1B para trabalhar em Los Angeles (aplicação foi quarta passada). Vcs usaram o serviço de algum corretor para achar a casa ? Como foi para alugar uma residência sem se ter crédito ?

    Até + Juliana…

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  8. Olá Juliana!

    Primeiro, parabéns pelo Blog, está muito claro, e já me ajudou muito… mesmo ainda estando nos primeiros passos da mudança.
    Eu e meu noivo pretendemos nos mudar no início do ano que vem.
    A empresa onde trabalho é americana, e vai me contratar aí.
    Minha maior dúvida por enquanto, é quando à compra de automóvel.
    Meus colegas de escritório me disseram que é quase que imprescindível ter um automóvel, pois como é uma cidade pequena, o transporte público é quase 0.
    É possível comprar um automóvel assim que chegarmos aos EUA?

    Obrigada!
    Luana Kubota

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    1. Oi Luana.
      se vc for morar em cidade pequena não tem como se locomver sem carro. Onde moro nao tem linha de onibus, nem trem, nem metro e nem taxi!!

      Para comprar um carro usado a vista vc nao tera problemas, agora para finaciar um automovel ( Leasing) voce vai enfrentar o famoso historico de credito. Nao sao todas as concessionarias que fazem leasing para recem chegados nos EUA. Umas das que aceitam é a Nissan. O que vc pode fazer é alugar um carro nos primeiros meses para poder correr atras das primeiras providencias e com calma pesquisar a melhor maneira de comprar um carro aqui.

      Boa sorte!
      Abracos

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  9. Olá Juliana, tenho algumas duvidas sobre custo de vida em Michigan, queria ter uma base, quanto é um aluguel padrão de uma casa simples com 2 quartos, sobre faculdade penso em estudar aí, se tiver como me tirar essas dúvidas vai me ajudar muito. obrigado.

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  10. Oi Juliana, tudo bom?

    Queria tirar umas dúvidas com você…vou me casar ano que vem e eu e o meu noivo queremos nos mudar pros Estados Unidos. Eu falo inglês fluente mas ele não…meu intuito em ir é pra cursar a faculdade porém meu noivo vai comigo….queria saber como faço sobre quais tipos de visto seriam melhores pra nós, sobre como poderíamos alugar uma casa e toda essa burocracia…Agradecida desde já rs

    Beijos

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  11. Oi, Juliana!
    Tudo bem?

    Cheguei aos Estados Unidos em novembro/15, e estou achando ótimo as dicas que você tem no blog!
    Já está salvo como preferido!!!

    Queria alguma dica de lugar para visitar na costa do Lake Huron (área do polegar da luva). =D
    Você já conheceu alguma coisa por esses lados? A idéia é fazer uma viagem de dois dias (sábado e domingo) ou um bate e volta!

    Obrigada por partilhar suas experiências! Nos ajuda muito!!!!!

    Mariana K.

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    1. Oi Mariana!
      Sejam bem vindos a Michigan!
      Ainda não fomos para esta região, mas temos amigos que foram para a região de Port Austin no verão fazer o passeio de caiaque na turnip rock. Acharam lindo!!
      Nesta época entre fim de inverno e começo de primavera não sei se o clima vai ajudar nos passeios na beira dos greats lakes, mas fica a dica!

      Que bom que está gostando do blog!

      Abraços
      juliana

      http://www.portaustinkayak.com/maps/

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  12. Olá Juliana
    Meu marido está trabalhando na florida na área de ti,porém não está com o visto de trabalho, pois a empresa não é muito grande e não sabemos ainda se arcará com essa despesa, há alguma possibilidade de meu marido entrar com esse processo por conta própria?

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    1. Ou Débora, Não sei se ele consegue por conta próprio pois o processo é bem burocrático.Mas se ele está trabalhando com visto de turismo ele está ilegal e a empresa não esta sendo honesta com ele. Seria bom analisar direitinho a situação dele aqui nos EUA.

      Abraços
      Juliana

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  13. oi
    Tudo bem?
    gostei muito das suas publicaçoes, eu tenho uma tia minha que moro em altanta e tipo eu quero muito morar ai, e eu queria saber que, somente, com uma viagem ,eu posso morar ai, por causa dos vistos e tudo mais.

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  14. Oi… estou querendo ir para os Estados Unidos com minha esposa e filho. Quais procedimentos devo tomar?
    Preciso saber inglês?
    Quanto gastarei com documentação para nós 3? E quanto precisarei ter em mãos?
    Qual a melhor cidade para emprego para um brasileiro?
    Aguardo resposta.
    Att, Vitor Almeida.

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    1. Oi Vitor,
      Para vir morar nos EUA voce tem que ter visto de trabalho ou de residente permanente. Nao e permitido morar ou trabalhar aqui com visto de turista, voce estara ilegal no país.
      Voce tem que falar ingles, nao precisa ser aquele super ingles no inicio, mas vc tem que ser capaz de se comunicar com as pessoas, senao a situacao fica muito dificil.

      Muita gente tem o famoso sonho americano, mas nao ~e tao simples assim. Da uma lida nos posts abaixo que podem te ajudar.

      Abracos!!

      Juliana

      https://morarnoseua.com.br/2015/03/02/quero-morar-nos-eua/

      https://morarnoseua.com.br/2013/09/23/visto-americano/

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  15. Olá Juliana tudo bom? Adorei conhecer seu blog! Estava muito querendo encontrar alguém que contasse sobre o assunto morar nos EUA. Vou ficar de olho nele pra acompanhar a sua história nesse país que eu adooooro!

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  16. Oi Juliana,

    Obrigada pelas super dicas explicativas do seu blog. Tem sido muito muito úteis pra mim. Acabei de mudar para os Estados Unidos com o visto de esposa O-3. O SSN do meu marido acabou de sair e eu estou pensando em entrar com o ITIN pra conseguir minha carteira de motorista e outros processos. Você poderia me dizer os documentos que preciso para tal? Pesquisei e vi que é necessário o seguinte:

    – Form W-7 completo
    – Passaporte original com informações sobre visto e data de entrada no país.

    Até aí tudo tranquilo, mas me deparei com esse outro requirement:
    – Your original tax return(s) for which the ITIN is needed.
    Attach Form W-7 to the front of your tax return —-> você poderia me ajudar a entender o que é isso exatamente?

    Ficarei muito agradecida se você puder responder.

    Beijocas e sucesso com o blog!

    Ester

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    1. Oi Ester, para tirar carteira de motorista vc não precisa do ITIN , vc vai precisar apenas de uma carta emitida pelo social Security office dizendo que vc não tem SSN. É só comparecer no Office com o seu visto e passaporte para conseguir a carta na hora.

      O ITIN é para fazer a declaração de imposto de renda

      Abraços

      Juliana

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  17. Olá. Sou o Rogério,servidor público em bh. .tô querendo morar aí nos EUA com esposa.. e filho que pretende cursar superior em engenharia da computação. ..VC poderia me indicar alguma gratuita,qual cidade?? Poderia mandar no meu email. Rogériogj.o@Outlook.com…agradeço pelas orientações.

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